A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Cadastro Único realizou na última quarta-feira (14) uma ação para 15 famílias acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro Educacional Dom Bosco, localizado na zona norte do município.


A atividade contou com a participação da equipe da Unidade Móvel que esteve presente realizando inclusão e atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, bem como realizou orientações sobre programas sociais ligados ao Cadastro Único.

De acordo com o secretário da Semtas, Adjuto Dias a ação visa levar os serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo instituto Dom Bosco,  além de buscar suprir as necessidades de quem precisa atualizar ou fazer o Cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como Bolsa Família entre outros.

“A equipe do Cadastro Único realizou uma ação junto às famílias das crianças atendidas no instituto. Temos uma importante parceria com o Dom Bosco onde são desenvolvidas as atividades socioeducativas e ações sociais dentro da comunidade para crianças e adolescentes. E poder levar mais uma ação para essas famílias é um avanço para nossa gestão. Estamos mantendo um elo entre poder público e sociedade civil”, concluiu Adjuto Dias. 


O CadÚnico é uma importante ferramenta para os programas sociais do Governo Federal. Trata-se de um instrumento que tem por objetivo incluir socialmente as famílias brasileiras de baixa renda. Por meio da base de dados do Cadastro Único, é possível identificar quais são as necessidades dos mais pobres e vulneráveis, suas características e onde estão localizados.

Para a chefe do Cadastro Único, Andreia Melo, ações como essa mostram a sensibilidade com a população em situação de vulnerabilidade social “Queremos levar inclusão para todos. Sabemos o quanto estamos vivendo um momento difícil  e o  Cadastro Único é uma ferramenta essencial para a articulação e consolidação da rede de proteção e promoção social com as demais políticas públicas em todos os âmbitos da federação, contribuindo dessa forma para a inclusão social”, afirmou.