Os professores da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram na quarta-feira (14), da formação introdutória “Habilidades Socioemocionais nas Escolas”, com a formadora e assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mona Lisa Dantas. O encontro, que aconteceu na plataforma online Zoom, reuniu mais de 100 profissionais da Educação, relembrando as temáticas da comunicação não violenta e disciplina positiva, com estratégias que tem o objetivo de educar sem julgamentos e com mais empatia.

Os profissionais do magistério foram estimulados a pensar em pontos como: interação social: saúde mental; aceitação e importância: objetivo primários; crença por trás do comportamento encorajamento: motivador principal; respeito mútuo, gentileza e firmeza ao mesmo tempo; curto prazo e longo prazo e foco em soluções.

“Não queremos mais educar como fomos educados, só que estamos em uma zona de transição, e não sabemos como fazer, então aqui estamos buscando esse conhecimento, buscando atravessar essa zona de transição com esse conhecimento. Talvez não seja tão fácil quanto pensamos, mas, estamos dando passos em direção a algo que desejamos muito”, afirmou a professora formadora Mona Lisa Dantas.

Para a docente Kerley Maria Brito Bezerra Dantas, a formação através do introdutório em Habilidades Socioemocionais, com foco na Disciplina Positiva e Comunicação não Violenta é um curso sensacional. “Considero imprescindível para todos os professores. Deveria fazer parte do currículo do curso de Pedagogia. O curso em questão, entrega ao professor ferramentas de linguagens que vão auxiliá-lo a lidar com velhos e novos desafios de comportamentos vivenciados diariamente no interior das nossas salas de aula, que comprometem não só a harmonia e a saúde do professor, como também a aprendizagem do aluno”, disse.

“O curso propõe uma mudança de postura que parte primeiro do professor, promovendo o autoconhecimento, a consciência de si e do outro, rever seus valores, sua missão nas relações interpessoais. Partindo da premissa "que o mundo é um reflexo meu", quando o professor passa a olhar o aluno como sujeito pensante, que tem vontades, direitos, tem seus medos, ideias diferentes das suas, tem suas crenças que precisam de acolhimento, valorizados e respeitados no ambiente escolar, as relações tendem a se estreitar e se harmonizam.  O aluno sendo valorizado, amado, se sentindo pertencente ao ambiente escolar, irá encontrar seu lugar no mundo, passará a enxergar as coisas ao seu redor com positividade, encontrar meios de resolver situações conflituosas, por meio do diálogo, do afeto. Sendo assim, a tendência é esse aluno mudar de postura e torna-se um colaborador, um co autor de seu destino”, finalizou a professora Kerley Dantas.