A nova diretoria do Conselho Municipal da Assistência Social (Cmas) tomou posse nesta quarta-feira, 14, em solenidade realizada no auditório do Sesc/RN. O Cmas é um órgão de controle social da política de assistência social, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A ata de posse foi assinada pelo prefeito Álvaro Dias, pelo secretário da Semtas, Adjuto Dias, pelo vereador Preto Aquino, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal e pelos 18 representantes da sociedade civil organizada que formam o conselho.

O prefeito Álvaro Dias saudou a posse dos novos conselheiros, elogiando o trabalho desenvolvido pela Semtas e pelos conselheiros. “O trabalho da Semtas é muito importante, seja na distribuição de cestas básicas ou oferecendo cursos profissionalizantes que ensinam as pessoas a ter sua própria profissão, principalmente diante das dificuldades enfrentadas pelas famílias durante esta pandemia. Estamos aqui para dar boas-vindas aos novos conselheiros e dizer que terão um canal de diálogo aberto para fortalecermos ainda mais a assistência social na capital potiguar. É tempo de avançar, caminhando em direção ao futuro”, asseverou.

Os 36 conselheiros, entre titulares e suplentes, terão um mandato de dois anos, com poder normativo, fiscalizador, deliberador e consultivo. O objetivo do Cmas é avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, através de debates, estabelecimento de normas e fiscalização da prestação dos serviços sociais do município, acompanhando todo o processo de aplicação de recursos e execução das ações na área da assistência social. “Parabenizo todos os conselheiros que tem o compromisso de atuar neste espaço de controle social e que se colocam à disposição para articular junto à Semtas nesta busca constante de melhoria das políticas públicas, em prol dos mais vulneráveis”, enfatizou Érika Raíssa da Silva, representante dos conselheiros empossados.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, destacou a importância do trabalho articulado em parceria com o Cmas durante a pandemia. “Temos uma grande missão nos próximos dois anos e vamos continuar unidos para superar os desafios trazidos nesse período. Agradeço ao prefeito Álvaro Dias, que me deu a oportunidade de trabalhar mais próximo da assistência social, em prol da população vulnerável da nossa cidade. Os conselheiros têm papel ativo e relevante na sociedade e este é um momento significativo para iniciarmos um novo ciclo de atividades”, ressaltou.

O presidente da comissão de saúde e assistência social da Câmara Municipal, vereador Preto Aquino, parabenizou a prefeitura e a Semtas pelos relevantes serviços em prol da população. “A Semtas tem mostrado ser uma secretaria que tem as portas abertas para a população, ouvindo e conhecendo os anseios do povo. Parabenizo a Prefeitura por estar sendo resolutiva nas demandas reivindicadas pela população”.

A cerimônia contou ainda com a presença do vereador Aroldo Alves, dos secretários municipais de Governo, Johan Xavier, de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, do presidente da Funcarte, Dácio Galvão, secretários adjuntos e vários representantes da sociedade civil organizada.