O prefeito Álvaro Dias caminhou pelas ruas que estão em obras do Centro de Natal, conversou com populares e comerciantes locais, na manhã desta quarta-feira (14). Acompanhado do secretário Paulo César Medeiros, da Secretaria de Mobilidade Urbana - STTU e do secretário Adjuto Dias, da Secretaria de Trabalho e Ação Social - Semtas, o gestor fiscalizou a reconstrução das calçadas e a revitalização do Beco da Lama.

“Estou fazendo um investimento pesado no Centro de Natal. Quero modificar a cara desse lugar, trazer as pessoas de volta e ajudar os comerciantes locais”, explicou Álvaro Dias. “O Centro merece. A área ficou abandonada muito tempo e tem muito potencial”, complementou.

De acordo com o prefeito, a cidade está investindo na construção e reforma de quase 100km de calçadas por toda a capital. “Estas calçadas eram esburacadas, causando risco de acidentes, limitando a mobilidade das pessoas, principalmente as que possuem alguma limitação de ordem física. Além disso, o material que estamos utilizando tem uma durabilidade muito grande. Acredito que serão ao menos 70 anos sem precisar de manutenção”, revelou.

“A quantidade de pessoas que se machucaram nessas calçadas é muito grande. Todos os dias víamos acidentes. Essa obra vem para ajudar a todos, inclusive a gente que tem negócio aqui na avenida Rio Branco”, comemorou o comerciante Laércio Rocha. “Há muito tempo estávamos esquecidos, agora estou sentindo que vai melhorar”, continuou.

As obras da avenida Rio Branco contaram com acréscimo de 20 operários para avançar com mais velocidade. No local estão sendo implantadas as placas de concreto com ampliação das calçadas, arborização, ciclovia e acessibilidade. “Vamos plantar 180 novas árvores só nessa área. Além disso, as espécies escolhidas como oiti, por exemplo, possuem raízes profundas, que não irão estragar as calçadas”, disse Álvaro Dias.

As obras vão desde a rua Apodi, até a  rua Auta de Souza, na Cidade Alta, com investimento de R$ 951.365,4 e fazem parte de um conjunto de ações que a gestão do prefeito Álvaro Dias vem trabalhando na revitalização do Centro da cidade, como a reforma do largo Ruy Pereira, recapeamento asfáltico da avenida Rio Branco, reforma do Beco da Lama.

Beco da Lama

Uma das paradas do prefeito Álvaro Dias, durante a caminhada pelo Centro de Natal, foi na obra do Beco da Lama. No local ele conversou com o engenheiro responsável, pediu celeridade e discutiu detalhes sobre o serviço. “Queremos entregar tudo o quanto antes”, disse.

O prazo para conclusão da obra é de 180 dias. No Beco da Lama, o investimento abrange a troca do calçamento do passeio, execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas e retirada de quase toda a posteação com toda fiação subterrânea. No local estão sendo investidos pouco mais de R$ 700 mil.