Levar mais qualidade de vida a pessoas da cidade do Natal portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. É esse o objetivo do projeto “Viva vida com mais saúde”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 25 unidades básicas da Prefeitura do Natal.

E para contribuir com a melhoria dos serviços prestados aos beneficiários do programa, foram entregues na tarde desta quinta-feira (17), na Escola Municipal Djalma Maranhão, em Felipe Camarão, kits de ginástica para serem usados pelos participantes e professores. Segundo o educador físico Francisco de Oliveira Cabral Júnior, coordenador do projeto Viva Vida com Mais Saúde, os kits são compostos de camisas, calças para os professores, tensiômetros para medição de pressão arterial, halter, caneleira, bola e rede para prática de voleibol.

“Atendemos cerca de mil pessoas nas zonas Leste e Norte de Natal, portadores de doenças como diabetes, hipertensão, transtornos mentais, problemas reumáticos, com atividades como caminhadas, ginástica, alongamento, o que contribui consideravelmente para melhoria da qualidade de vida dos participantes”, informou o professor Francisco Cabral.

Mais unidades

O secretário adjunto da SMS, Sérvulo Medeiros, que participou da entrega dos kits, disse que o objetivo é ampliar o programa para as demais regiões da cidade. “Até meados de julho deveremos ter outras cinco unidades de saúde oferecendo o Viva vida com mais saúde na zona Sul de Natal”, informou Sérvulo Medeiros.

Entre as beneficiadas que participaram da entrega de kits nesta quinta-feira (17), a dona de casa Maria Henrique Gomes, de 57 anos, moradora de Felipe Camarão, era uma das mais entusiasmadas com o programa. “Tenho colesterol alto e osteoporose. Faço caminhada e ginástica desde fevereiro deste ano e já estou bem melhor com as taxas do meu colesterol mais baixas e com bem mais disposição para desenvolver minhas atividades diárias”, destacou Maria Henrique.

O coordenador Francisco Cabral informou ainda que, para participar, a pessoa interessada que se enquadre nos pré-requisitos, como ser portador de doenças crônicas não transmissíveis, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e na qual seja cadastrada, levar um atestado médico e se inscrever gratuitamente. As aulas são ministradas duas vezes por semana pela manhã, das 6h às 7h e à tarde das 16h às 17h.