Os alunos de dez escolas da rede municipal de ensino de Natal, estão participando durante essa semana, nos dias 15 a 18 de junho, da Formação de Rádio, que acontece no Laboratório de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), das 8h às 12h.

A formação é uma ação do Projeto Educamídias, que é norteado pelos princípios teóricos do educomunicação, o campo de reflexão que une as áreas de Educação e Comunicação Social. Os alunos aprenderão a importância da oralidade, matéria prima do rádio, na formação da cultura brasileira, políticas de concessão de rádios no Brasil, gêneros radiofônicos para produções coletivas, a arte de aplicar com eficácia os recursos da comunicação, pré-edição, edição e finalização de produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação.

“A Formação de Rádio faz parte da primeira atividade da Mostra de Arte e Cultura e Conhecimento (Marco) da Secretaria Municipal de Educação (SME)”, afirma Kátia Maria Pereira do Departamento de Ensino Fundamental (DEF). E os alunos formados irão atuar na Rádio Jovem Marco, durante a realização da XII Marco, que ocorrerá integrada à 16ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec 2010, no período de 25 a 30 de julho, no Campus Universitário-UFRN.

Estão participando da formação às escolas que já desenvolvem o projeto de rádio nas suas sedes. Como as escolas municipais Almerinda Bezerra, Amadeu Araújo, Celestino Pimentel, Irmã Arcângela, João XXIII, Juvenal Lamartine, Maria Madalena Xavier, Otto de Brito Guerra, Terezinha Paulino, Ulisses de Góis e Verrissimo de Melo.