Seguindo uma tendência provocada pelo distanciamento social exigido em função da pandemia da Covid-19, a XXI Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) que vai abrir o ano letivo 2021 será realizada de forma online, nos dias 02 e 05 de julho. Para participar das atividades, os profissionais da Rede Municipal deverão realizar inscrição prévia no site Jenat 2021, disponível a partir do dia 25 de junho.        

 

A 21ª edição da Jornada tem como tema “Jenat em Rede: Práticas Docentes e Letramento Digital”. De acordo com a coordenadora geral da comissão organizadora da Jenat, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, a escolha se deu pelo entendimento que no cenário atual e, posteriormente, o uso competente dos recursos oferecidos pelas Tecnologias Digitais para o trabalho é uma necessidade que os professores têm para diminuir as distâncias físicas, bem como para dinamizar as suas aulas, envolver os estudantes da melhor forma possível e obter resultados exitosos.    

 

Nos dois dias de programação virtual serão oferecidas atividades como palestra, workshops, minicursos e relatos de experiências que abordarão as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso importante para a realização de atividades de ensino, de aprendizagem e de gestão. A Live de abertura da Jenat 2021 acontecerá por meio da videoconferência Move To Google, com os palestrantes Marcele Aline da Silva Garrido, diretora de Projetos, Marketing e Ações pedagógicas na GetEdu e Wellington Mozarth Moura Maciel, google trainner, empreendedor e apresentador do programa GetEdu News.     

 

A temática do evento está dividida em seis trilhas: Práticas Docentes e Cultura Digital (Trilha 01); Currículo à Luz da BNCC e os Desafios do Contexto Atual (Trilha 02); Ensino Por Meio das Metodologias Ativas (Trilha 03); Processo Ensino-Aprendizagem em Tempo de Ensino Híbrido (Trilha 04); Avaliação da Aprendizagem em Contexto de Pandemia (Trilha 05) e Tecnologias Digitais na Gestão Educacional (Trilha 06).  

 

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Naire Jane Capistrano, a Jenat reúne pesquisadores e outros profissionais da educação para discutir questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e as demandas educacionais que se apresentam no cenário atual. “Representa um espaço de interlocução com elementos para desencadear reflexões e ações dos docentes ao longo de todo o ano. São falas para pensar a formação como processo necessário e colaborativo para mediar o processo de ensino-aprendizagem com qualidade”, frisou.

 

“Todos os profissionais envolvidos na construção da Jenat 2021 estão comprometidos com uma jornada de qualidade e que mesmo no ambiente virtual, posso proporcionar aos nossos educadores infantis e professores, momentos de reflexão e aprendizado. Acreditamos desde já, que a Jornada deste ano vai ser de grande importância para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de Natal", destaca a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Cristina Diniz.

 

A Jornada é realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. São parceiros desta edição o Google Workspace for Education, Mind Lab, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e GetEdu (Compartilhando Experiências).

 

Para a inscrição prévia, clique aqui