O enfermeiro José Dárcio que trabalha na Unidade Mista de Pajuçara revela: “Apesar da inauguração da UPA de Pajuçara, a demanda de pacientes na unidade mista continua a mesma. Aqui nós temos o material básico e esse material nos permite atender a todos de acordo com cada caso”.

A Unidade Mista de Pajuçara atende mais de 150 pessoas por dia e vai continuar funcionando mesmo com a inauguração da nova UPA que tem uma função diferente: atender somente as urgências e emergências de baixa e média complexidade.

Segundo o médico Luiz Gonzaga Menguita, o posto sempre tem dois médicos e ele atende a parte clinica, incluindo drenagem e processos cirúrgicos, quando necessário. O Dr. Luiz destaca que já foi diretor do hospital regional de Macaíba e que na Unidade Mista de Pajuçara os pacientes recebem o atendimento adequado. “Temos monitor cardíaco, desfibrilador, todos aparelhos novos usados na sala de reanimação”, disse.

A farmacêutica Francisca Oliveira informou que os medicamentos da parte de pronto atendimento estão completos. “Apesar de algumas vezes faltar algo, essa falta não é constante, e quando falta em uma semana, chega na semana seguinte, além disso os funcionários daqui trabalham satisfeitos e se doam ao máximo para que todos sejam bem atendidos”.

Na unidade de Pajuçara até refeições os pacientes recebem. A nutricionista Leila Sá de Oliveira, que exerce essa função há 15 anos, disse que são oferecidas refeições diárias aos plantonistas e aos pacientes que ficam mais tempo na unidade, de acordo com a sua patologia. A unidade também fornece refeição para a zoonose de domingo a domingo e para o laboratório Centro Clínico da Zona Norte. A Dra. frisa que está atendendo normalmente os pacientes na parte nutricional, pediátrica e clinica durante 24h.

A parte odontológica, também oferecida pela unidade, segundo a dentista Marli Barros, funciona 24h, tanto a parte de odontologia quanto a parte ambulatorial, onde os dentistas estão sempre atendendo aos pacientes não deixando faltar assistência para os mesmos, remarcando se for o caso, mais nunca deixado faltar atendimento.

Para a administradora da unidade, Conceição Frasão, o que mais motiva no trabalho em Pajuçara é a equipe de funcionários muito aplicada e preocupada com bom atendimento dos pacientes. e ainda tranqüiliza o pessoal dizendo que a unidade não corre o risco de fechar. “Com a inauguração da UPA surgiram boatos de que a unidade iria fechar, mas queremos tranqüilizar os funcionários e usuários de que a unidade não vai ser fechada e sim reformada pela SMS para cada vez mais atender da melhor forma os pacientes que necessitam de atendimento da Unidade Mista de Pajuçara”, destacou.

A Secretaria de Saúde já iniciou o precesso de licitação para contratar a empresa que vai realizar a reforma na Unidade de Pajuçara.