Pensando no acolhimento humanizado dos refugiados, migrantes e apátridas que chegaram ao Município nos últimos anos,  o secretário da Semtas, Adjuto Dias, reuniu-se com os Secretários e representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Direitos Humanos, para tratar da criação  do Comitê Intersetorial. O comitê  dará continuidade ao acompanhamento já realizado junto aos refugiados venezuelanos da etnia Warao, desde o primeiro semestre de 2020.

A reunião teve como objetivo consolidar as estratégias de atendimento  e ampliar as ações já desenvolvidas pelas diversas secretarias do município, frente à demanda dos refugiados, que já vêm acontecendo por meio de ações integradas entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social, promovendo o acesso à alimentação, materiais de higiene e limpeza, serviços e benefícios socioassistenciais, atendimentos em saúde para crianças, idosos e gestantes, bem como, acesso à documentação, em articulação com órgãos da Polícia Federal, Cartórios e Defensoria Pública da União.

"A principal finalidade é a elaboração de propostas que atendam às demandas dos migrantes e refugiados, nesse momento em especial, os venezuelanos. Assim, serão definidos os objetivos, diretrizes e princípios, com vistas a atender às necessidades específicas desse grupo social”, esclareceu Adjuto Dias. "Temos unido esforços para atender uma demanda que pertence a todas as esferas governamentais, agora, com a criação do Comitê Municipal Intersetorial de Acompanhamento aos Refugiados, teremos mais um avanço no município de Natal e mais um espaço de articulação entre as políticas públicas”, destacou o titular da pasta.

Venezuelanos
Desde 2019 a equipe de técnicos da Semtas tem empreendido todos os esforços para atender aos refugiados venezuelanos da etnia Warao que chegaram a Natal. Foi desenvolvido um banco de dados, construído por meio dos cadastros e atualizações realizadas durante os atendimentos, onde constam mais de 130 refugiados. "São famílias numerosas e com muitas crianças, o que torna a vulnerabilidade desse grupo ainda maior. Por essa razão,  estamos avançado e garantido o acesso aos serviços e benefícios ofertados pelo munícipio", explica a diretora da Assessoria técnica, Auricéa Xavier.

Nos próximos dias, o Comitê será lançado oficialmente e seus membros serão empossados, com isso, a Prefeitura do Natal avança no fortalecimento das políticas públicas no âmbito dos Direitos Humanos e na atenção aos refugiados que têm migrado para nossa cidade.

A reunião, realizada no auditório da Semtas, contou com a  participação dos  Secretários Municipais e representantes: Jódia Melo (Esporte e Lazer); Dácio Galvão (Secult) e Yara Costa (Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e PCD).