A equipe de educação ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) ministra de 14 a 18 de junho, uma série de palestras com a temática
“Educação Ambiental sob a ótica da Semurb”. As palestras foram inseridas dentro do curso de Formação Continuada de Professores da secretaria municipal
de Educação (SME), que tem como objetivo capacitar os professores para a implantação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas
(Convidas).

Nesta segunda-feira (14), recebem capacitação os professores de Artes e Educação Física, mas a programação prevê a participação de profissionais de outras disciplinas. De acordo com a chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Monyck Pereira, a intenção além de capacitar os professores e mostrar como a secretaria, por meio de seus programas e projetos, possa oferecer suporte ao trabalho pedagógico realizado nas escolas municipais.

“Nós apresentamos as ações desenvolvidos pela Semurb no âmbito da Educação Ambiental, o que é e quais os benefícios com a implantação da Agenda Verde nos
órgãos da Prefeitura; as propostas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para conter o perigo aviário causado pelo acumulo de lixo próximo a aeroportos, além de uma apresentação dos mamulengos”, diz.

Ainda segundo ela, com este evento se cumpre uma das metas da atual gestão, que é promover cada vez mais ações integradas entre as secretarias municipais.
“È importante juntar os grupos que realizam atividades afins para realizar um trabalho mais coeso. E quando nós transmitimos aos professores como a Semurb
pode auxiliá-los em seu dia a dia escolar alcançamos esse objetivo”, acrescenta.

Para uma das integrantes do Convidas, Adeilza Gomes, é preciso efetivar a Educação Ambiental no currículo escolar, pois na medida em que o professor é formado, ele amplia saberes, que serão transformados em ações fora da escola. Já a professora de Artes, Márcia Le Senechal, diz que o professor “precisa conhecer esse trabalho especializado da Semrub para inserir nas atividades que aproximem o aluno de uma aprendizagem significativa”, finaliza.