A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na tarde da terça-feira (11) reunião virtual com todos os gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal e contou com a presença de mais de 250 participantes, entre diretores pedagógicos e administrativo-financeiros e equipe técnica da SME. O encontro teve a participação do Comitê Científico da Prefeitura do Natal e palestra das médicas Rosângela Maria Morais da Costa (infectologista) e Helida Maria Bezerra (nefrologista).

Com o tema “Um diálogo sobre o retorno das atividades escolares presenciais”, a titular da SME, professora Cristina Diniz, reforçou a importância do encontro. “Nosso objetivo é debater sobre o cenário atual e o possível retorno das aulas da Rede Municipal de forma híbrida (presencial e não-presencial), inicialmente com as crianças da Educação Infantil, etapa da Pré-Escola”, disse.

Ainda segundo a secretária de Educação, o retorno acontecerá de forma gradual e seguindo todas as medidas de biossegurança. “Em parceria com o Ministério Público e a promotora de Justiça da Educação, Zenilde Alves, estamos vistoriando in loco as condições das unidades de ensino, para saber quais unidades estão aptas ao retorno”, frisou.

A professora Cristina Diniz também elogiou a parceria com o Sebrae/Sesi e o programa de Bioprevenção nas escolas. O trabalho que o Sebrae/Sesi vem desenvolvendo, junto às unidades de ensino para que possam se adequar às exigências sanitárias para mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19, está sendo de grande valia e nos ajudando muito”, lembrou.

Durante a palestra, a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Maria Morais da Costa, apresentou aos educadores as medidas de segurança referente à Covid-19, visando à preparação das unidades de ensino para um possível retorno das atividades escolares presenciais e híbridas, além de esclarecer e tirar dúvidas sobre a doença e seu quadro atual na cidade.