A sede administrativa e operacional da Defesa Civil Municipal de Natal passou na manhã desta terça-feira (11), por ação completa de desinfecção para prevenir os servidores do contágio pelo novo coronavírus. A medida realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), foi efetivada por uma solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

Os militares agiram com o processo de desinfecção em todos os cômodos do prédio que abriga a Defesa Civil Municipal, englobando os espaços dos serviços administrativos, alojamento, cozinha, banheiros, salas, despensa, corredores, como também a área externa de estacionamento onde ficam as viaturas operacionais de atendimento às ocorrências.

O trabalho de desinfecção foi efetivado em horário reservado, sem circulação de pessoas estranhas, no sentido de facilitar a condução da ação pelos militares na aplicação dos produtos químicos de forma segura. A Defesa Civil de Natal é uma das instituições da Prefeitura que continua atuando durante todo esse período de pandemia. Os agentes atendem cotidianamente chamadas da população em relação a riscos de incidentes e outros sinistros, além de manter equipe 24h agindo preventivamente monitorando áreas de riscos da cidade.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, lembrou que a medida preventiva de desinfecção vem ocorrendo em todas as instituições que compõem a Secretaria de Segurança de Natal. Antes da sede da Defesa Civil, foi realizado o mesmo serviço no prédio da Semdes, na sede da Guarda Municipal, na zona Norte e na Base Regional da Guarda, localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, os militares empregados na missão de desinfecção são habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.