A Base Regional da Guarda Municipal do Natal (GMN), situada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, passa na manhã de hoje (06) por uma desinfecção completa realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10).

A medida é preventiva e tem o objetivo de evitar o contágio do efetivo administrativo e operacional da GMN pelo coronavírus no âmbito interno das instalações, sendo todo o trabalho de desinfestação efetivado em horário reservado, sem circulação de pessoas estranhas, no sentido de facilitar a condução da ação pelos militares na aplicação dos produtos químicos de forma segura. A Base abriga o Grupamento de Ação Patrimonial da GMN (Gapa).

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, explicou que o trabalho foi fruto de uma solicitação da pasta ao Comando Militar com o objetivo de zelar pela saúde dos guardas municipais, força atuante na linha de frente do combate ao coronavírus na capital. “É uma ação preventiva importante a qual agradecemos ao Comando Militar por atender a nossa demanda. Com isso pretendemos manter o ambiente seguro”, comentou.

O mesmo trabalho de desinfestação já foi realizado em meados do mês de março na sede do Comando da Guarda Municipal do Natal, na zona Norte. A Semdes também passou pela mesma medida preventiva no ano passado.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, os militares empregados na missão de desinfecção são habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.