As campanhas de educação para a mobilidade devem ser realizadas permanentemente e ao longo do mês de maio elas ganham maior relevância com o Movimento Maio Amarelo. Aqui no município, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e parceiros – prioriza as ações de ruas com a conscientização de pedestres, ciclistas e condutores de veículos sobre a ideia do respeito e da responsabilidade de cada um na hora de entrar no trânsito.

Uma destas ações educativas está ganhando atenção especial: o reforço ao Sinal de Vida, gesto em que o pedestre estende o braço com a mão aberta para sinalizar a intenção de atravessar a via na faixa, garantindo assim a visualização do mesmo pelos outros condutores. Embora a orientação seja tão antiga quanto o uso da própria faixa de pedestre, muita gente ainda desconhece.

Já o motorista precisa ter prudência ao se aproximar da faixa, transitando na velocidade moderada indicada na via para poder parar o veículo com segurança. O pedestre, por sua vez, deve circular exclusivamente na calçada, atravessar sempre na faixa e nunca atravessar a via, quando por exemplo, o semáforo estiver verde para os veículos. Paciência, ponderação, respeito e responsabilidade são importantes para conscientizar todos para a boa convivência no trânsito.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, "é inegável a importância de andar corretamente no trânsito e reforçar gestos como o Sinal de Vida. Por meio de campanhas educativas, são algumas das orientações que estamos passando para o cidadão. Essas orientações são fundamentais e salvam vidas.”