Os Telecentros Comunitários, ligados à Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, encerram neste mês de junho as primeiras turmas do curso de qualificação profissional de iniciação à computação, denominado “ABC da Informática”. Hoje a tarde foi a vez do Telecentro de Panatis. O Secretário Adjunto de Trabalho, Pedro Costa, e a Coordenadora Geral dos Telecentros, Jaqueline Ramalho Maia, entregaram os diplomas aos 80 alunos que participaram de dois meses de aulas diárias. Ao todo são seis unidades de Telecentros que capacitaram, de abril a junho, 440 cidadãos nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis e Mãe Luiza.

O curso tem como objetivo principal familiarizar o usuário que nunca teve oportunidade de contato com o computador para que ele possa garantir a sua inclusão no mundo digital. Segundo a Coordenadora Geral dos Telecentros Comunitários, esse curso é o primeiro passo para quem quer se qualificar para o mercado de trabalho. “O curso ensinou a população a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. Foram capacitadas pessoas que não sabiam usar a Internet e nunca tinham visto um computador na vida”, é o que declara a Jaqueline Ramalho Maia.

Para o secretário Adjunto de Trabalho, Pedro Costa, o “ABC da Informática” é fundamental para quem precisa de emprego. “Para conseguir emprego é importante estar incluído no mundo digital. Quem conclui esse curso hoje já ganha um diploma e melhora o currículo. Agora é só procurar as vagas de empregos usando a internet e acessando o site da prefeitura, onde é possível acompanhar as vagas de empregos disponíveis no mercado e oferecidas pelos Centros Públicos de Natal, da Semtas”, afirma o secretário.

Além dos jovens em busca de uma oportunidade de trabalho, os cursos também despertam a atenção dos mais experientes. “O mais difícil foi acabar com o medo que as idosas tinham na iniciação à informática. Depois disso, tudo correu maravilhosamente bem”, afirma a professora, Emanuele Pontes.
“Tive um pouco de dificuldade, mas depois tudo clareou. Abrir uma conta de e-mail foi a coisa mais maravilhosa que achei. Quando dominamos a máquina superamos o medo. A prefeitura abriu as portas para eu acessar o mundo digital.” conta a aposentada de 66 anos, Jalmira de Sá Duarte.

Além das idosas que acessaram pela primeira vez a internet, o curso também foi marcado pela presença de mães que assistiram às aulas com seus respectivos filhos. Débora Rodrigues, de apenas 9 anos, tinha vontade de fazer o curso e levou a mãe junto. “Ela queria muito fazer as aulas de informática, e terminei me interessando. Foi ótimo. Já acesso a internet e aprendi isso ao lado da minha filhota”, afirma a mãe de Débora, dona Maria de Fátima de Medeiros.

No momento de entrega dos diplomas foi também de agradecimentop pelo curso. “Há mais de 2 anos eu tinha um e-mail e não sabia usa-lo. Eu acessava sem saber mexer direito no computador. Agora eu já sei de tudo. Hoje em dia quem não está no mundo digital está excluído Agradeço a Semtas pela iniciativa.”, afirma a aluna Prizza Furtuoso.

“Foi uma experiência excelente. Algumas pessoas que chegaram aqui nunca tinham usado computador e saíram do curso com bom aproveitamento”, afirma Galdino Alves de Assis, Coordenador do Telecentro de Panatis.

O curso foi ministrado por 6 coordenadores e 17 monitores em cada um dos 6 Telecentros Comunitários de Natal. Cada Telecentro formou 4 turmas, exceto o dos Bombeiros e do Guarapes que tiveram 2 turmas cada. Antes de iniciarem as aulas, os coordenadores e monitores passaram por uma capacitação de um mês para o melhor ensino.

SAIBA MAIS SOBRE OS TELECENTROS

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.
“Já temos mais de 2.440 pessoas cadastradas somente de fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 23.047 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 475 acessos”, revela a Coordenadora Geral dos Telecentros.