Nesta sexta-feira, 11, os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Natal participarão do 1º Seminário do Livro Didático no Rio Grande do Norte, dás 8h às 12h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento é organizado pela Secretaria do Estado de Educação e da Cultura (SEEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Ministério da Educação (MEC).

A programação também contará com a presença de representantes do programa do livro didático das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs), e da técnica de avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Margarida Dias.

O MEC executa três programas voltados ao livro didático: PNLD, PNLEM e PNLA, que têm como objetivo fornecer gratuitamente obras didáticas de qualidade às escolas das redes públicas de ensino, nas esferas municipais e estaduais. Durante a solenidade as escolas serão orientadas sobre os procedimentos de seleção dos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, bem como a escolha de material em um ou duas línguas estrangeiras. O prazo para as escolas fazerem a sua seleção vai de 21/06 a 04/07.

A SME e a coordenação estadual do projeto farão o acompanhamento e monitoramento da distribuição dos livros em todas as escolas municipais, bem como o remanejamento do material junto a elas. O programa tem como importância, além da sua abrangência e universalidade, o processo democrático de escolha de títulos pelos professores e a eficiência do sistema de entrega e monitoramento.