A Prefeitura do Natal está levando para as avenidas e corredores viários placas com narrativas que ajudam a conscientizar pedestres, ciclistas e condutores de veículos sobre o trânsito seguro. A execução do projeto é da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, "a meta para minimizar os acidentes de trânsito está diretamente relacionada à ética, com o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro e a consciência de cada protagonista na mobilidade. Porque respeito e responsabilidade consigo e os outros precisam andar juntos no trânsito.”

Essa iniciativa também integra outras frentes além da comunicação e a educação para o trânsito. “Precisamos também, para construir essas narrativas, da engenharia e da própria fiscalização de trânsito, que mapearam e identificaram ao longo dos corredores viários os trechos mais críticos. As placas funcionam como um fármaco no pensamento das pessoas e estão sempre lembrando narrativas para combater os acidentes de trânsito”, destaca o gestor.

A proposta é provocar pedestres, ciclistas e condutores de veículos para avaliar suas condutas no trânsito. É preciso ser responsável, respeitar a si e o outro, para escolher melhor as decisões de deslocamento na via pública.