Nesta quinta-feira (22),  foi realizada a entrega de 120 cestas básicas para os integrantes da Associação dos Carroceiros de Natal. A ação foi realizada em todos momentos, pela manhã na zona norte e à tarde na zona oeste da capital.  A doação faz parte da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o Busão Solidário, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).

O  Busão Solidário é uma ação de responsabilidade social idealizada pelo Seturn e o Natalcard. O projeto, em parceria com a Semtas, já atendeu 12 mil famílias em vulnerabilidade social, com  donativos (alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal), durante a pandemia da Covid-19.

“Os carroceiros  estão parados novamente, e, nós  não poderíamos fechar os olhos para o que está acontecendo com quem mais precisa. É nossa obrigação ajudar, e faremos isso com muita determinação. Por isso, a Semtas dedicou atenção especial para ajudar na manutenção da alimentação dessas famílias durante o isolamento, assistindo-as através dos programas sociais”, relatou o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

Segundo Maria de Fátima da Silva, que atua como carroceria na zona norte, a ação de hoje foi um importante gesto, um milagre. “ Sou carroceria, meu marido é diabetico, está sem trabalhar, o pouco que temos é o que vendemos na carroça”, afirma. A expectativa dela é de retornar ao trabalho no final do mês ou início de maio, caso haja flexibilização neste setor. “Essa ação vai matar nossa fome, agradeço pela ajuda, que Deus cuide de todos vocês”, frisou ela.

Ação
Na Semtas, a distribuição de cestas básicas dá continuidade às ações de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social realizadas o ano inteiro. Essas cestas são distribuídas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de modo permanente, dentro do Programa de Acompanhando Familiar de Segurança Alimentar e segundo os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social.

Com a pandemia, mais famílias que perderam renda se declararam em situação de vulnerabilidade e passaram a ser acompanhadas pelos Cras, por até seis meses.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e/ou risco social. Além disso, o Centro de Referência oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nos Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).