Na manhã desta terça-feira (13),  foi realizada a entrega de cestas básicas na Árvore de Mirassol, com cerca de 75 cestas básicas a integrantes da Associação dos Motoristas Profissionais Autônomos Rodoviários do RN (AMPARN). A doação faz parte da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o Busão Solidário, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN).

O Busão Solidário é uma ação de responsabilidade social idealizada pelo Seturn e o Natalcard. O projeto, em parceria com a Semtas, tem atendido famílias em vulnerabilidade social, com  donativos (alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal), durante a pandemia da Covid-19.

A realidade vivida pelos motoristas da AMPARN é a mesma de diversos outros empreendedores brasileiros em tempos de isolamento social. Preocupado com a situação socioeconômica dos motoristas, que estão impedidos de desenvolverem suas atividades, o presidente da associação Nastagan Batista, procurou por ajuda “Muitos desses profissionais estão parados devido às medidas de segurança. Somos gratos por essa ação que vai suprir  algumas necessidades da nossa categoria que se encontra em vulnerabilidade neste momento tão difícil. Somos gratos por essa ação”, frisa ele.

As cestas básicas possuem produtos alimentícios de primeira necessidade. Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a iniciativa mostra a sensibilidade da prefeitura, do Seturn e da população  com os mais vulneráveis, neste momento tão crítico de pandemia, principalmente com aqueles trabalhadores informais que atuam nas áreas onde têm sido adotadas as medidas de isolamento mais rígidas.

Segundo o titular da pasta, Adjuto Dias, “ A Semtas vem ajudando na participação do Busão Solidário porque faz toda a triagem socioeconômica.  Não é só entregar as cestas, temos que entregar a quem realmente atende a todos os critérios de vulnerabilidade social, seja temporária, social ou econômica. Sabemos quão importante é essa iniciativa para estes trabalhadores”, finaliza o secretário.

Doações

Para participar da campanha as pessoas podem fazer doações nos postos de coleta do Supermercado Nordestão. Os donativos para cestas básicas são recolhidos diariamente, ao final do expediente, a frota Busão Solidário leva os donativos da sociedade natalense para o galpão do SETURN, no bairro da Ribeira, para separar, embalar, organizar e distribuir os donativos, seguindo as recomendações da vigilância sanitária.