A Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Nazaré, está participando da I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e da IV Mostra Nacional de Saúde e Prevenção nas Escolas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento começou ontem e se encerra nesta terça-feira, 15.

A participação da escola é através do Projeto Aikidô Contra a Violência. Profissionais de saúde, professores, estudantes e movimentos sociais que atuam na área de educação terão a oportunidade de discutir questões como saúde sexual e reprodutiva, qualidade de vida e saúde, entre outros, com ênfase na troca de experiências relacionadas à atenção e promoção da saúde. A mostra é organizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

As gestoras da Escola Municipal São Francisco de Assis, a diretora Maria da Natividade Moura e a vice-diretora Roselane Praxedes foram as grandes incentivadoras para os voluntários do Projeto Aikidô participarem da mostra. No Brasil foram classificados 631 trabalhos para serem apresentados de forma Oral, Pôsteres ou fazer parte do CD alusivo aos eventos.

Projeto Aikidô
O projeto é um trabalho voluntário em prol das crianças da EM São Francisco de Assis, do bairro de Nazaré, Zona Oeste de Natal. Consiste na prática da arte marcial do Aikidô e de sua filosofia, reforço em português e matemática, acompanhamento nutricional e recreação. Acontece na sede da escola, sob a responsabilidade do advogado Marcus Vinicius Andrade Brasil, 3º Dan de Aikidô (faixa-preta 3º grau), pelo estudante universitário Guilherme Augusto da Silva Lemos, 1º Kyu (faixa-marrom) de Aikidô e a nutricionista Mayra Liege da Silva Lemos.

O objetivo é afastar as crianças da rua, de ambientes hostis, das más companhias e do ócio, apresentá-las a outras formas de ver o mundo. Auxilia no aprendizado das matérias da escola e orienta quanto à alimentação, sem deixar de lado o divertimento e as brincadeiras inerentes à idade.

São atendidas 25 crianças, nos sábados, das 7h30mim às 12h. Nos meses de férias escolares, janeiro, fevereiro e julho, as crianças participam de três treinos semanais (quartas, sextas e sábados). A medida foi necessária em virtude da falta de ocupação por parte dos alunos no período de férias e pela ociosidade da escola no mesmo período. “Os três treinos semanais estão surtindo grande efeito, como melhoria técnica no Aikidô, menos crianças nas ruas, utilização dos aparelhos da escola – tatames e quadra de esportes – e maior contato entre as crianças participantes do projeto e os voluntários”, disse Marcus Vinicius Andrade Brasil.