A autora e quadrinista potiguar AnaLu Medeiros realizou, na manhã desta terça-feira (06), a doação de 240 exemplares de seus livros à Secretaria Municipal de Educação de Natal. A aquisição e distribuição dos livros foram realizados com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, criada em 2020 para diminuir os impactos causados pela pandemia do Coronavírus, no setor cultural. Foram doados 120 livros das duas edições com o título “Ana e o Sapo”, que serão distribuídos nas 146 unidades de ensino do município.  

Recebida pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Jane Capistrano, e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Jeane Lopes da Silva, a escritora contou um pouco do desejo de fazer ações nas escolas sobre seus livros, desenvolvendo projetos de leitura e conversando com os alunos sobre o processo de criação e lançamento das obras.  

Com o primeiro livro lançado em 2013, AnaLu Medeiros começou a desenhar na infância e só decidiu realizar o sonho de transformar seus desenhos em livro quando vivenciou a perda de um ente querido. “Eu lembro que na época eu pensei: meu Deus, eu sempre quis escrever um livro, e eu posso morrer a qualquer momento. Aquilo ficou na minha cabeça, tanto que a dedicatória do primeiro livro é para o meu primo”, conta a artista, que lançou o volume dois em 2018. A artista também é arquiteta e está concluindo a graduação em Artes Visuais na UFRN, além de trabalhar como tatuadora profissional.

Para a secretária adjunta, Naire Capistrano, é uma alegria receber a doação desses livros para os alunos do município do Natal, a fim de inspirar ainda mais o surgimento de artistas locais. “Nós agradecemos essa doação e desejamos que seja um sucesso entre as crianças, os pais e até os avós que acabam participando desse processo de desenvolvimento”, ressaltou a secretária.