Oficialmente foram os ingleses que inventaram a faixa de pedestre e a banda Beatles imortalizou a sinalização em um de seus melhores álbuns, Abbey Road. O que a história não conta é que o recurso de travessia já existia há pelos menos dois milênios na Pompéia (Itália), onde os pedestres cruzavam as vias sem precisar pisar na rua propriamente dita – onde corria água de drenagem e o saneamento rústico da cidade. No Brasil, ela ganhou relevância após o surgimento do Novo Código Brasileiro de Trânsito.

De olho nessa historicidade e na importância da faixa de pedestre, a Prefeitura do Natal - por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade – ganhou as ruas nesta semana com uma nova campanha de valorização desta importante sinalização e que salva vidas no trânsito.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, a campanha tem o objetivo de esclarecer importantes passos para a travessia segura da faixa na via. “Não basta apenas se aproximar da faixa, é preciso fazer o sinal de vida e esperar a parada dos carros e, finalmente, atravessar de um lado a outro da pista seguindo uma série de protocolos de segurança.”

O pedestre deve tomar cuidados considerando principalmente tópicos como a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, além de observar os dois lados da via antes de atravessar. Por outro lado, parar antes da faixa de pedestre, dando preferência a travessia da pessoa, é uma obrigação do motorista. Não dar preferência é considerada infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Essas e outras dicas são passadas pelos educadores de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ao vivo durante a travessia de pedestres em locais previamente definidos. Para essa semana, o cronograma de inserções educativas sobre a faixa de pedestre segue o seguinte roteiro nos turnos da manhã e tarde.

Na segunda-feira (05), a ação foi realizada no cruzamento da Av. Capitão-mor Gouveia com a rua Vital de Oliveira, no bairro de Nazaré (imediações da Rodoviária Nova); na terça-feira (06), será no cruzamento da Avenidas Bernardo Vieira e Jaguarari, em Lagoa Seca; Na quarta-feira (07), acontece na Faixa de Pedestre embaixo do Viaduto do Baldo, no Centro; e na sexta-feira (09), será realizada na Avenida Tenente Alberto Gomes – na altura da Escola Padre Miguelinho (Alecrim).

O respeito à travessia na faixa vem colocando Natal como um dos exemplos nacionais e mostrar a mão com o braço estendido antes de cruzar a via tem sido uma convenção que todos os natalenses estão adotando por meio da conscientização de campanhas como essas.