O processo de vacinação da população de rua iniciado pela Prefeitura nessa segunda-feira (29), está contando com a segurança de guarnições do Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (GMN). Os agentes estão fazendo a segurança dos servidores, pacientes e das vacinas, atuando com guarnições fazendo ponto base em cada Centro de Referência Especializado para as Pessoas em Situação de Rua da capital.

A primeira ação de vacinação para moradores de rua aconteceu na Rua Aderbal de Figueiredo, no bairro de Petrópolis. No local, os guardas municipais organizaram a entrada e a sequência de maneira a evitar aglomeração. Cerca de 100 pessoas em situação de rua foram vacinadas independente da idade e, de acordo com a SMS, outras 560 devem ser vacinadas nessa etapa.

A coordenação do Gapa/GMN informou que durante todo o procedimento de imunização das pessoas uma viatura e três guardas municipais se mantiveram no local. Uma das viaturas da GMN responsável pelo patrulhamento do Centro da Cidade foi deslocada para o apoio. “A vacinação ocorreu de maneira organizada e seguindo a ordem sem registro de nenhuma alteração”, disse o coordenador do Gapa/GMN, CGA Elson.

A ação de segurança preventiva da GMN no processo de vacinação da população da capital iniciou em 19 de janeiro quando atuou em comboio na logística de transporte dos lotes de vacinação da unidade do Governo do Estado até o Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi) da Prefeitura do Natal. As guarnições vêm garantindo a vigilância no ponto de guarda da vacina, deslocamento até os locais de aplicação do imunizante e durante o período ativo de aplicação das vacinas.

“Já são quase três meses que nossos guardas municipais estão na linha de frente do sistema de vacinação da população natalense. Nossa missão de segurança, organização e informação as pessoas que buscam a vacina e a toda a estrutura montada para acontecer a imunização segue até o último natalense ser vacinado”, informou a secretária de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Sheila Freitas.