Para marcar o dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas realiza inúmeras ações e atividades nos 10 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. A programação segue até sexta-feira (11) com exibição de filmes pedagógicos, aulas expositivas, aulas-passeios, concurso de cartazes sobre o tema, elaboração de painéis, pesquisas de campo, elaboração de paródias, desenhos, torneios esportivos e teatro de fantoches.

O destaque da programação será uma grande caminhada, reunindo mais de 500 participantes.O movimentos será realizado na próxima quinta-feira (10), das 15h às 18h, com crianças e adolescentes dos núcleos de Ação Social e seus educadores. O calçadão da rua João Pessoa, no centro da cidade, será o ponto de concentração. De lá, os participantes seguirão para a rua Açu, ao lado da Catedral Metropolitana de Natal, local onde haverá a apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, apresentação das oficinas dos núcleos do PETI, peça teatral com a temática do trabalho infantil, distribuição de folderes educativos e de cata-ventos.

O símbolo do Dia Nacional contra o Trabalho Infantil é o cata-vento. Criado no Brasil, ele foi adotado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT no mundo todo. O cata-vento colorido simboliza o respeito à criança e à diversidade de raça e de gênero. Suas cinco pontas representam os cinco continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização e a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças e adolescentes explorados como mão-de-obra em todo o planeta.

A Organização Internacional do Trabalho - OIT, em seu Relatório Global sobre trabalho infantil, publicado a cada quatro anos, revela que o número de crianças trabalhando é de 215 milhões, em todo o mundo, durante o período 2003 a 2008. Já no Brasil, dados recentes do Governo Federal indicam que há cerca de 4,3 milhões de crianças e adolescentes ainda em atividades ilegais.

O PETI é programa pioneiro no mundo em combate ao trabalho infantil

O Brasil é o primeiro país no mundo a adotar um Programa com vistas à Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, existente desde 1996. O principal objetivo do programa é retirar crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos, de todo o tipo de trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante, oferecendo-lhes atividades sócio-educativas e de convivência que possibilitam à criança/adolescente uma realidade sem trabalho infantil e com uma perspectiva de futuro diferente, através de aulas de reforço escolar, aula de artes, teatro e música, e dança. “As crianças precisam brincar e estudar. As etapas precisam ser vividas para um futuro saudável e pleno”, afirma Luciana Custódio, coordenadora do PETI/Natal.

O trabalho do PETI também orienta às famílias em relação aos riscos do trabalho infantil . “Nossa equipe pedagógica explica através de palestras informativas os riscos que os filhos correm enquanto estão trabalhando. A conscientização da família é fundamental já que na maioria dos casos, são eles os principais incentivadores do trabalho infantil”, afirma a coordenadora.

Em Natal, as denúncias podem ser feitas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS no telefone 3232-5612, e se o caso for de exploração sexual, basta discar 100. O PETI em Natal atende mais de 1500 crianças e adolescentes nas regiões Oeste, Leste e Norte, através de 10 Núcleos de Ação Social, sendo 4 deles no sistema de parcerias com instituições não-governamentais.