A Prefeitura do Natal dá prosseguimento à implantação do seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), finalizando, nesta quinta-feira (25), o curso de Gestão de Projetos, que vai fornecer a certificação em LCC – Life Cycle Canvas para 40 servidores representantes de todas as secretarias e órgão do município. 

“Nosso objetivo é, cada vez mais, aperfeiçoar o gerenciamento de projetos no âmbito do município, apoiando os órgãos e secretarias municipais na execução de suas políticas públicas”, disse a titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra. A secretaria é quem coordena a implantação do PDTI. 

LLC é uma metodologia que permite o gerenciamento de projetos de forma mais simples e com base em técnicas visuais, que auxiliam na memorização de aspectos do projeto. O Curso de Gestão de Projetos teve início em 09 de março, com aulas síncronas às terças e quintas, e foi ministrado pelo professor doutor da UFRN, Manoel Veras, que também atua como consultor em Tecnologia da Informação para empresas e instituições públicas. 

A implantação do PDTI é um trabalho conjunto entre a Prefeitura do Natal com a UFRN/Funpec/Instituto Metrópole Digital (IMD) e tem como responsável técnico o professor Manoel Veras. “O IMD é nosso grande parceiro na área de tecnologia e tem nos apresentado muitas soluções que se refletem nos serviços oferecidos à população e no aceleramento do processo de transformação digital no âmbito do Município”, disse Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Sempla. 

O PDTI tem a chancela do Ministério do Planejamento, via a Instrução Normativa 04/2010-SLTI, e é considerada uma boa prática a ser adotada pelos órgãos públicos, pois possibilita o alinhamento entre as estratégias da instituição e da tecnologia da informação (TI), o que permite uma melhor gestão por meio de diagnóstico e metodologia definida, bem como do acompanhamento de metas e ações.