Bianca Oliveira Santos e Israel Alfredo Guedes são alunos da Educação Infantil na Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada no bairro de Nazaré. Na tarde dessa terça-feira, eles receberam das mãos da prefeita Micarla de Sousa, a agenda escolar, em substituição as em uso na rede pública municipal.

Além deles, os alunos Emille Rayane Oliveira e Elias Baracho, alunos do Ensino Fundamental e os professores Isaque Samir Cortez e Aline Peroba Pitombeira, também receberam o exemplar da agenda.

Durante a entrega simbólica, pois na seqüência, todos os alunos e professores da rede municipal serão contemplados com o material, a prefeita Micarla de Sousa, destacou a importância da utilização da agenda, tanto para os alunos, como para os professores. “A agenda é mais um instrumento de contato da escola com a família. É importante que ela seja bem utilizada”, destacou.

Quem também comentou a utilização da agenda foi o secretário municipal de Educação, Edivan Martins. “A agenda vem ajudar na disciplina dos alunos, ampliando a responsabilidade e lembrando seus compromissos. Para os professores, é um instrumento para que ele possa anotar seus compromissos”, frisou.

Participando da solenidade, o professor de Educação Física, Kaio Graco Roque Dantas, comentou a funcionalidade da agenda e salientou informações importantes para os professores, como o calendário de cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, e os eventos realizados durante o ano.

Para Angélica Tainah, de nove anos e aluna do 4° ano do Ensino Fundamental, a agenda vai ser importante para lembrar a data do aniversário de pessoas especiais. “Tem o hino nacional. Vou poder anotar as tarefas de casa”, comentou. Já a amiga Paula Eduarda Araújo, de 10 anos, também do 4° ano, lembrou que vai poder anotar na agenda os telefones do pai, da mãe e da avó para qualquer emergência.

Agenda

Foram produzidas três modelos distintos: a Agenda do Professor, Agenda do Aluno e Agenda Infantil, cada uma com suas especificidades. Nas agendas do Professor e do Aluno a abertura de cada mês vem ilustrada por um cartão postal da cidade, com fotografias de Adrovandro Claro e Paulo Oliveira.

São temas: a praia de Ponta Negra, Memorial Câmara Cascudo, Ponte de Igapó, Igreja do Galo, Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha; Teatro Alberto Maranhão, Palácio Felipe Camarão, Solar Bela Vista, Pórtico dos Reis Magos, Basílica dos Mártires de Cunhaú, Catedral Metropolitana e a Árvore de Mirassol.

A Agenda Infantil vem ilustrada por brinquedos cantados, isto é, canções para serem trabalhadas em sala de aula e espaço para recados tanto dos pais para a escola, quanto dos professores para os pais, com informações sobre a saúde, alimentação, sono e dia-a-dia das crianças.

Além do calendário letivo, as agendas do Professor e do Aluno têm em comum no conteúdo os mapas do Brasil e do RN; os hinos Nacional, do RN e de Natal; o ABC na linguagem de sinais e, por fim, a lista com os telefones de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede. A Agenda do Professor traz também a matriz curricular e o cronograma de cursos.