O município de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), iniciou um trabalho voltado para a vinculação, direta e indireta, de suas políticas públicas, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015.

A ideia é capacitar os técnicos da secretaria visando à consideração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na formulação, execução e avaliação das políticas setoriais, concretizando a implementação da importante agenda mundial no município.

O Plano Plurianual 2022-2025 deverá ser composto pela relação dos ODS com os programas e ações da gestão, o que significa um marco no planejamento público do município, a partir do qual se reforça a ampliação e valorização da agenda pública, assim como engrandece o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade do Natal.

Dentre os 17 objetivos dos ODS, podemos citar a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, água potável e saneamento e redução das desigualdades, entre outros. Os Objetivos, integrados e indivisíveis, estimularão a ação mundial para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. E equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram os pilares para o desenvolvimento dos ODS. A Organização das Nações Unidas (ONU) percebeu que os ODM obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água, propondo, portanto, dar continuidade ao trabalho já realizado e traçando novas metas, surgindo assim os ODS.