O Projeto Condomínio Seguro, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), ganhou uma nova proporção. Na semana passada, a equipe da Semdes apresentou o Projeto aos síndicos da cidade que integram o Sindicato de Habitação do Rio Grande do Norte (Sevovi). O sindicato, que representa as empresas imobiliárias e condomínios, apoiou e ajudou a difundir a ideia da rede de informações criminalistas.

A busca pela segurança pública bem articulada é uma das principais preocupações da Prefeitura de Natal. Pensando nisso foi viabilizado esse projeto que prevê operar uma rede de segurança a fim de formar estaticamente um acervo de informações criminalistas que serão enviadas às Polícia Civil e Militar. Os condomínios se tornou foco na intenção de atingir um máximo de pessoas possível, numa forma de proporcionar maior segurança ao cidadão natalense.

O presidente do Secovi/RN, Renato Gomes, elogiou o projeto da Prefeitura. “A gente precisa preparar os moradores e síndicos para que fiquemos atentos. A parceria com a Prefeitura é muito importante para que a gente leve esse programa para o maior número de condomínios de Natal, buscando dar uma resposta rápida a qualquer suspeita de movimento criminoso”.

O guarda municipal Sousa Filho ressaltou a importância do projeto. “Quando se pensa em comprar um apartamento, pouquíssimas pessoas pensam em segurança. A sensibilidade da organização é confirmada em números, uma vez que 85% das invasões em condomínios ocorrem pela portaria”.

O Projeto Condomínio Seguro já foi implantado em alguns condomínios de Natal. Quando solicitado pelo próprio condomínio, o diretor do departamento de inteligência e tecnologia da Semdes, Cláudio Carvalho, vai in locu ministrar palestras de conscientização e informativos sobre segurança, evidenciando as principais vulnerabilidades (análises de riscos) do local. Feito este primeiro contato são apresentadas alternativas, o condomínio se torna componente da rede de segurança pública da prefeitura e passa a manusear o software de comunicação entre as instituições.

“Não temos nenhum interesse financeiro nesta palestra, queremos apenas contribuir com vocês, e vice-versa”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social Sérgio Leocádio. “Com essa tendência nacional de municipalizar a segurança, o trabalho principal é pensar na prevenção. Não existe segurança publica sem comunicação, sem um banco de informações. E unindo essas duas características, o resultado é o trabalho com inteligência”, acrescentou.