Durante o mês de março, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), desenvolve a campanha Março Lilás, que tem a intenção de discutir os riscos e prevenir o câncer de colo de útero no município.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a campanha teve que receber uma nova abordagem para evitar os riscos de contaminação e respeitar as medidas de segurança contra contágio da Covid-19. “A indicação é que as unidades de saúde trabalhem esse tema nas salas de espera. Não deixem de atender essa mulher que procura a unidade para realizar o exame papanicolau, porque só através desse exame podemos diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero.”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A principal forma de rastreamento do câncer de útero no Brasil é através do exame citopatológico (ou exame de papanicolau), um exame rápido, simples e indolor. O citopatológico está disponível de forma gratuita nas unidades de saúde do município para mulheres, ou qualquer pessoa com colo de útero. “Podem ir à unidade e agendar o exame, conforme a disponibilidade do serviço, mas não devem deixar de ir, principalmente o público, que já iniciou a atividade sexual, e tenha idade de 25 a 64 anos.”, comenta Ana Paula sobre a importância do exame.

O câncer de colo de útero é a quarta causa principal de mortes em mulheres por cânceres no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele pode não apresentar sintomas na sua fase inicial, mas têm cura se detectado de forma precoce.

Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do câncer de Colo do Útero, como infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), tabagismo, iniciação sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais, multiparidade e uso prolongado de anticoncepcionais.

O Papilomavírus Humano (HPV)

Um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero é o Papilomavírus Humano, ou HPV. O vírus é contraído principalmente através de relações sexuais e pode infectar a pele ou as mucosas do corpo (como boca e região genital e anal) provocando verrugas e alguns tipos de câncer.

A vacina contra o HPV está disponível de forma gratuita nas unidades de saúde do município. “Como estamos falando também de prevenção contra o câncer de colo do útero, temos que reforçar que, se tiver em casa meninas, com idade de 9 a 14 anos, ou meninos, de 11 a 14 anos, eles devem se vacinar contra o HPV. Basta consultar a disponibilidade na sala de vacinação mais próxima da sua residência, e é necessário completar as duas doses da vacina.”, finaliza Ana Paula.