A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), apresentou o Projeto Turismo Seguro à rede hoteleira da cidade. O secretário Sérgio Leocádio se reuniu com representantes municipais da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na intenção de formar parcerias na efetivação do projeto.

A busca pela segurança pública bem articulada é uma das principais preocupações da Prefeitura de Natal. Pensando nisso foi viabilizado esse projeto que prevê operar uma rede de segurança a fim de formar estaticamente um acervo de informações criminalistas que serão enviadas às Polícias Civil e Militar. Empresários hoteleiros integrarão essa rede como fonte principal no combate ao tráfico de drogas, ao turismo sexual, entre outros crimes.

O Projeto Turismo Seguro é a maximização do projeto Condomínio Seguro que foi efetivado com sucesso. Após visita às instalações do hotel, será elaborado um projeto de segurança física e de instalações. Funcionários e terceirizados da unidade hoteleira receberão palestras de orientação de atuação no projeto (emissão de certificado), com elaboração de cartilha educativa. Finalizadas as formações, o hotel receberá o selo de participação no Projeto Turismo Seguro com selo e equipamento de rádio comunicação homologado (codificação e treinamento para o operador).

“A rede é aberta. Toda a sociedade pode participar e adquirir o rádio de comunicação. Logo estaremos monitorando toda a cidade”, afirmou o secretário Sérgio Leocádio.
Após formadas parcerias e efetivado a rede de segurança, a Guarda Municipal ficará responsável pelo monitoramento dos equipamentos.