A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), do Departamento de Ensino Fundamental, realizou na noite da quinta-feira (04), o I Assessoramento com gestores e coordenadores. O encontro online contou com a participação de 45 profissionais. A pauta constou do Plano de Ação do Setor de Educação de Jovens e Adultos, apresentação do quadro de assessores e escolas, cronograma do assessoramento “não presencial”, diagnóstico inicial das escolas e as planilhas de registro de atividades não presenciais. São atendidos 4.801 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.

A chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Heloísa de Melo Cruz Alves, fez a abertura do encontro e solicitou que os gestores e coordenadores compartilhem as atividades escolares com registros. “É importante evidenciar o trabalho da EJA. Façam os relatórios e enviem os registros das atividades dos professores com os alunos, para cada assessor do setor”, reforçou a professora Heloísa de Melo.

A discussão sobre o plano de ação constou da retomada da atualização dos referenciais curriculares, formação de coordenadores e professores da EJA e o assessoramento pedagógico. A assessora pedagógica Elma Gadelha, explicou que “foi pensado que a partir do segundo semestre, nós estaremos voltando com aqueles encontros bem sistemáticos, para ver qual o grupo que já encaminhou o trabalho”.

No diagnóstico inicial das escolas faz parte as matrículas iniciais, quantitativos de turmas, alunos com grau de dificuldade e deficiência, quadro docente do turno noturno, incluindo pedagogo e disciplinas, aspectos socioeconômicos e pedagógico. O documento tem um prazo de devolução para o Setor de Educação de Jovens e Adultos até 31 de março. A assessora pedagógica Leiliane Macedo disse que o diagnóstico escolar é uma forma do setor está mais próximo das informações que são essenciais, viabilizando ações mais rápidas, é uma maneira de conhecer mais as escolas da EJA. “O intuito desse diagnóstico é estarmos mais próximos das nossas escolas”, esclareceu.

Foi discutida ainda a distribuição da carga horária por mês com planilhas, que servem como subsídio para o preenchimento do instrumento de registro de atividades fornecido pela Secretaria Municipal de Educação,  atendendo à solicitação das escolas para esse momento de excepcionalidade advindos da pandemia da Covid-19. O encontro finalizou com apresentação do instrumento de registro de atividades não presenciais, que compõem a atividade encaminhada pelo professor para as turmas de Nível I, II, III e IV. O instrumento tem a carga horária de 800 horas dos meses de fevereiro até junho. O Encontro online de Formação dos Coordenadores será realizado no dia 11 de março.