O Departamento de Jornalismo da TV Ponta Negra vai exibir no próximo sábado, dia 05, às 19h, um programa especial de 30 minutos sobre o 1º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realizado em Natal de 28 a 30 de abril.

Batizado de Flor do Láscio, numa referência a região italiana onde o nosso idioma nasceu, a atração será anconrada pela jornalista Neli Terra, apresentadora do Jornal do Dia 2a Edição, e mostrará um conjunto de entrevista especiais feitas com os escritores de oito países que estiveram em Natal para discutir o nosso idioma durante três dias no Teatro Alberto Maranhão.

O I EELP foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Natal, por meio da Funcarte, e a União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), entidade que reune mais de 20 cidade nos cinco continentes e da qual a capital potiguar passou a fazer parte em maio de 2009.

Ao longo do programa, o telespectador vai ver como embora todos falem a mesma língua, a diversidade de termos e sotaques demonstra a profundidade das variantes culturais que cercam os oito povos, principalmente agora que está em curso uma reforma ortográfica entre os países da comunidade de Língua Portuguesa.

O telespectador do Flor do Láscio vai poder conhecer melhor o prensamento de figuras como o baiano João Ubaldo Ribeiro, o angolano José Eduardo Agualusa, o português Carlos Reis, o cabo-verdiano José Luís Tavares, a moçambicana Suleimane Cassamo e o Timorense Luz Takas, entre outras personalidades.

A TV Ponta Negra foi uma das parcerias importantes da realização do EELP. Ao longo dos três dias do encontro, a emissora potiguar capturou e cedeu imagens para a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), que em breve exibirá o melhor do EELP para todo o mundo por meio do seu canal internacional (RTP Internacional) e RTP África.
Também é possível assistir ao programa no site www.tvpontanegra.com.br