A Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura do Natal contou na manhã desta quinta-feira (3), com a participação de 130 garis, fiscais e educadores ambientais da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). A coleta de lixo na beira da praia foi uma das atividades desenvolvidas pelos garis.

A tarefa começou por volta das 5h30 com os garis lavando os calçadões das praias de Ponta Negra e do Meio. Durante a manhã, educadores ambientais fizeram a distribuição de kits contendo um saco de lixo para veículos, panfletos informativos sobre os cuidados que a população deve ter no período de chuvas e a programação da Semana do Meio Ambiente e  Esta ação educativa abrangeu também as praias de Areia Preta, Artistas, Forte e Redinha, bastante concorridas por causa do feriado de Corpus Christi.

No próximo sábado, a Urbana retorna a esses locais para realizar a mesma tarefa. O gerente de Meio Ambiente da Companhia, Edson Zuza, fez questão de ressaltar que a educação ambiental, assim como a limpeza nas praias, incluindo lavagem dos calçadões, fazem parte da rotina da empresa e como não poderia deixar de ser, foi intensificada durante a Semana do Meio Ambiente. A Semana termina sábado 5, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esse Dia foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Edson Zuza considera que o trabalho que está sendo desenvolvido durante a Semana por diversas Secretarias da Prefeitura, como plantio de mudas, mostra de vídeos, educação ambiental, oficinas de material reciclável, medição de gases poluentes de veículos, limpeza nas praias, têm o objetivo de levar a população a refletir sobre a necessidade de se preservar e conservar o meio em que vivemos. “Não jogar lixo em terreno baldio, canteiros e praças, por exemplo, é uma atitude de respeito ao meio ambiente”.