A Caravana da Saúde Escolar visita nos próximos dias 8 e 9 de junho a escola municipal Chico Santeiro, no bairro Nordeste, 35 ° instituição atendida desde o início do projeto, em novembro do ano passado. Na última quarta (02), a equipe de profissionais de saúde finalizou seus dois dias de consultas e exames gratuitos de saúde vocal, visual e auditiva na escola Iapssara Aguiar, no Panatis.

Em sua primeira edição, o projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, já atendeu mais de 7.800 estudantes e 1.100 funcionários e professores das instituições da rede municipal de ensino, entregou 1.145 óculos a crianças e adolescentes e realizou 926 exames complementares e quatro cirurgias. O objetivo é percorrer todas as 67 escolas municipais de Natal no período de um ano.

Planejamento

Gestores, alunos e funcionários da escola municipal Chico Santeiro já conheceram a equipe da Caravana, durante a primeira visita do projeto à instituição, realizada na semana passada, para a definir questões como: número de turmas, listagem de alunos contemplados na primeira etapa, comunicação dos pais sobre os procedimentos realizados, instalação de equipamentos e organização de prontuários. E já guardam expectativas em relação aos dois dias de atividades que serão realizados no local.

Para a vice-diretora Claudete Maria Aguiar, esse primeiro contato é um dos diferenciais da Caravana da Saúde, que, em sua opinião, só traz benefícios à comunidade escolar. “A iniciativa é maravilhosa e esse tempo é importante para que a escola possa também contribuir da melhor forma com o projeto. Estamos empolgados e esperamos com expectativa a equipe, pois acredito que tudo que agrega valores como conscientização de saúde, meio ambiente, respeito, só vem a somar para a melhora e crescimento da escola”, coloca.

“ Fazemos todo esse planejamento, para que a equipe inicie e finalize as ações nos horários normais de aula,e os alunos e profissionais possam receber o atendimento médico no momento em que estão na escola. Temos um roteiro de visitas e também organizamos um cronograma de consultas dentro de cada escola junto à direção, para que as aulas não sejam interrompidas, e os alunos identificados na triagem inicial feita pela professora, saiam para realizar os exames com os médicos e retornam imediatamente às salas”, destaca a pedagoga do projeto Tereza Tomáz.

As famílias dos estudantes, que já foram informados sobre datas e locais de recebimento pela direção de cada escola, devem procurar as seguintes lojas das Óticaz Diniz:

Nova entrega de óculos

A Caravana da Saúde disponibiliza nova entrega de óculos a alunos diagnosticados com problemas visuais durantes os atendimentos nas escolas. Serão 96 óculos doados a alunos da escola municipal Professora Emília Ramos, 42 a alunos da escola Professora Alexandrina Sampaio, e 47 para os da escola Professor Arnaldo Monteiro Bezerra.

-Escola municipal Professora Emília Ramos: Loja da Av. Coronel Estevão, Alecrim, n° 1311.

- Escola Municipal Professora Alexandrina Sampaio: Loja da Av. Rio Branco, Centro (mesmo lado do Banco do Brasil).

- Escola municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra: Loja da Av. Rio Branco, Centro (ao lado das lojas americanas).