Quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade do Natal foram premiadas na tarde desta quarta-feira (2), com o prêmio “Justiça e Escola: fortalecendo a cidadania - 2009”, em solenidade realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Aluízio Alves (Cemure), através do projeto Justiça e Escola, instituído pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O estabelecimento de ensino ganhador em primeiro lugar foi a Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, premiada com três passagens aéreas para cidade de Passos em Minas Gerais, modelo no uso da metodologia “Caráter Conta”, utilizado para aplicação do projeto Justiça na Escola pelo TJ/RN.

Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Professor José Andrade Frazão, ganhadora de duas diárias para o Hotel Imirá Plaza, na Via Costeira de Natal. Em terceiro lugar ficaram empatadas as escolas municipais professora Terezinha Paulino de Lima e Professor Carlos Bello Moreno, premiadas, cada uma delas, com uma máquina fotográfica digital.

Segundo a juíza Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do núcleo de projetos do TJ/RN, o prêmio tem o objetivo de incutir cidadania com responsabilidade entre alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino de Natal. “Utilizamos para aplicar o projeto, a metodologia do ‘Caráter Conta’, que é baseada em seis pilares básicos como respeito, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e sinceridade”, explicou a juíza Zeneide Bezerra.

A magistrada disse ainda que o projeto Justiça e Escola, além de proporcionar na sala de aula aos alunos conhecerem os serviços prestados pelo Tribunal, também desenvolveu o prêmio “Justiça e Escola: fortalecendo a cidadania”, onde foi aberto um edital, com 22 escolas municipais de Natal inscritas, sendo quatro premiadas.

O titular da SME, Edivan Martins, disse que entre os benefícios deste projeto, um dos principais é a formação do caráter cidadão dos estudantes. “Com este trabalho os alunos aprendem valores éticos que formam cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e com grande senso de justiça e responsabilidade com o patrimônio público”, ressaltou o secretário Edivan Martins.

Para participar do prêmio, cada uma das escolas desenvolveu projetos baseados nos seis pontos da metodologia Caráter Conta. “Considero muito positivo o resultado alcançado pelo projeto, através de uma grande interação entre o judiciário e a rede municipal de educação de Natal. Observamos uma sensível diferença no comportamento dos alunos, professores e funcionários, que se tornaram mais zelosos e cuidadosos com a preservação do ambiente escolar, assim como também com o processo de aprendizagem”, comentou a juíza Zeneide Bezerra.