Na tarde desta quarta-feira (02), houve o encerramento do Curso de Estamparia em Tecido realizado com 17 mulheres sócias da Associação do Bem Estar da Mulher – ASCOBEM, localizada no Conjunto Santarém, na Zona Norte de Natal. A atividade foi fruto da articulação do Setor de Economia Solidária, do Departamento de Qualificação Profissional (DQP), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. “Nós temos como objetivo promover a capacitação técnica profissional para as mulheres sócias da ASCOBEM”, afirma Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo, o qual o Setor de Economia Solidária faz parte.

A ASCOBEM é beneficiária do Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário, através do convênio com o SEBRAE, que além dela beneficia mais de 5 Associações Comunitárias de Mulheres. “O projeto visa promover a organização e implementação de ações mercadológicas, de forma a incentivar o protagonismo dos grupos produtivos, propiciando um desenvolvimento sustentável” afirma Frederico.

O Curso de Estamparia em Tecido foi ministrado pela professora Zuleide Pedro da Silva. Foram 17 dias de aulas, em que foi ensinado como estampar tecidos em roupas já prontas. “Até uma roupa com mancha de água sanitária ganha aqui uma cara nova”, garante a professora.

Já foram produzidas mais de 170 peças pelas alunas do curso e os tecidos foram doados pelo Setor de Economia Solidária. “Esse tipo de curso é excelente, porque com eles podemos gerar renda”, afirma Graça Calisto, Coordenadora da ASCOBEM. Dona Damiana já está vendo o seu trabalho se transformar em dinheiro. “O curso ainda nem tinha sido concluído e eu já tinha vendido seis peças”, afirma Damiana.

Os trabalhos são produzidos em peças de seda, crepe e malha de algodão. “Para realizarmos nosso trabalho de estamparia, usamos radiografia, talheres, telas, pinceis, sementes, pampas de garrafas”, conta a professora. As peças estão expostas à venda na Associação e predominam as cores verde e amarelo, já em comemoração aos jogos da copa.