Empossado na manhã desta quarta-feira, 2 de junho, o Comitê Gestor da Orla de Marítima de Natal, que terá o papel de melhorar a gestão da Orla da cidade, aproximar cada vez mais a sociedade e o Governo, além de articular a implantação do Plano de Gestão Integrada no município.

Na cerimônia de posse, autoridades, servidores e representante da Sociedade Civil Organizada, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) Olegário Passos, afirmou a grande importância da formação desse comitê para o desenvolvimento do projeto. “A implantação e posse do Comitê Gestor da Orla Marítima de Natal é a materialização da gestão pública democrática com a iniciativa privada, dessa forma, estamos trabalhando de mãos dadas com transparência e ética, quem ganha com isso é a sociedade”, disse o secretário.

O vice prefeito Paulinho Freire, que esteve representando a Prefeita Micarla de Sousa, também se pronunciou a respeito da importância do projeto. “Estamos dando um passo muito grande para a organização da Orla Marítima da cidade do Natal, é necessário o desenvolvimento, mas também a preservação do Meio Ambiente. A orla significa muito para a cidade e para o turismo, esse Comitê além de ordenar vai organizar o local para que nós possamos ter uma política de resultados”, relatou.

O Comitê Gestor da Orla foi instituído pelo decreto de n° 9.077/2010, é composto por 24 membros representativos entre associações de bairro, organizações não governamentais, universidades, Câmara Municipal, órgãos gestores da orla marítima e da administração no âmbito municipal, estadual e federal. Sendo um membro titular e respectivo suplente, representando cada instituição ou entidades aprovadas e legitimadas em Audiência Pública.

A representante do município a Engenheira Civil da Semurb, e coordenadora do Comitê, Alvânia Castro, disse da sua satisfação em fazer parte deste grupo.
“Fui indicada pelo Secretário da Semurb, Olegário Passos, e é maravilhoso fazer parte desse Comitê que tem como objetivo cuidar da nossa orla”, comentou.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima é gerenciado pelos Ministérios de Meio Ambiente e Planejamento, e objetiva por meio de ações integradas ordenar o uso do espaço litorâneo, e equilibrar o crescimento econômico e turístico com a necessidade de manutenção dos ecossistemas, evitando a contaminação e garantindo o acesso aos recursos naturais de uso indireto.