A emissão de gases poluentes na atmosfera como o gás carbônico, presente na queima de combustíveis nos veículos, está entre as causas do aumento no aquecimento global. Para conscientizar a população sobre o assunto, a Prefeitura do Natal promoveu nesta quarta-feira, 02 de junho, das 9h às 12h, uma Ecoblitz na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio. Foi realizado o monitoramento da fumaça emitida pelos carros e educação ambiental no trânsito, além da distribuição de sacolas de câmbio.

A ação faz que faz parte da programação especial da Semana de Meio Ambiente 2010 contou com a presença de equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Mobilidade Urbana (Semob). Durante a blitz os fiscais da Semurb realizaram apenas o monitoramento e medição de gases dos veículos movidos a diesel como vans, caminhões, picapes e ônibus. Já a Semob realizou o trabalho de educação no trânsito com seu grupo de teatro e a distribuição de cartilhas.

De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização da Semurb, Carlos Silva, essa ação também faz parte da campanha da Prefeitura para dar visibilidade ao programa de medição de gases veicular que será implantado efetivamente daqui a três meses. “Existem normas e resoluções que estabelecem os níveis de poluição atmosférica, e a Semurb é o órgão responsável por esta fiscalização”, diz.

Ainda segundo ele é possível identificar a partir da fumaça emitida pelo veículo, se ele está ou não regulado por meio de um equipamento chamado opacímetro. “Uma sonda é acoplada ao cano de escape do carro para medir o índice de fumaça expelida, verificando se ele está ou não dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, explica.

“O índice é calculado a partir de informações básicas sobre o veículo coletadas durante a medição como o ano, modelo e marca, a partir delas o teste é realizado. Com o equipamento interligado ao veículo é feita uma aceleração de sete a dez vezes”, diz o técnico em mecânica da Fetronor, Rosivan Epifânio, empresa parceira da Semurb no trabalho. Se o carro não apresentar os níveis satisfatórios o condutor é orientado a procurar uma oficina mecânica para realizar os ajustes necessários.

Para o motorista, Francisco Gonçalves, 51 anos este é uma boa iniciativa da Prefeitura em orientar e conscientizar a população sobre a poluição do ar. “Há 25 anos trabalho como motorista e se não fosse por esta ação não saberia da existência da medição dos gases poluidores”, conta. Ele fala ainda, que vai procurar passar as informações que aprendeu aos seus colegas de trabalho. Outras Ecoblitz estão programadas para acontecer no próximo sábado, dia 5 de junho, nas praias de Natal.

Como você pode contribuir para diminuir os níveis de poluição na atmosfera.

Carros com motores bem regulados poluem menos o meio ambiente, além de proporcionar melhor desempenho, reduzem o consumo de combustível. Verificando regularmente o sistema de ignição e injeção e a bomba de combustível do seu automóvel, a fim de assegurar seu perfeito funcionamento você estará contribuindo para diminuir os índices de poluição.

É importante observar se o veículo está precisando de manutenção: apresenta alto consumo de combustível; rateia ou engasga; demora para pegar; há falhas nas marchas e acelerações ; apresenta problemas de perda de potência ou desempenho deficiente; ineficiência do sistema de ar-condicionado e refrigeração e se o motor morre nas acelerações