Dando sequência às atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na manhã desta quarta-feira (2), o plantio de 30 mudas de árvores nativas da flora brasileira às margens do rio Pitimbu. O principal objetivo da atividade é recuperar a mata ciliar e evitar o avanço do assoreamento do rio. Marcando presença na ação ambiental, a prefeita Micarla de Sousa plantou duas mudas e distribuiu cartilhas educativas elaboradas pela Semurb, que orientam como plantar árvores.

“Essa ação hoje pode parecer pequena, mas daqui a um ano, e se a população colaborar também, todas essas árvores terão crescido e estarão cumprindo seu papel, formando um cinturão que conterá o assoreamento”, explicou a prefeita.

As 30 mudas plantadas foram de quatro espécies: xixá, ingá, oiti e lanterneira. Participaram ainda do plantio 25 alunos entre 13 e 16 anos, do grupo de Ações Voluntárias do Instituto Brasil e o pelotão da Aeronáutica, além de técnicos do setor de manejo da Semurb. Além do plantio de mudas, os alunos e os homens do pelotão da Aeronáutica recolheram vários dejetos e lixo jogados às margens do rio. Também estiveram presentes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Olegário Passos e o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa.

Para a assessora pedagógica do Instituto Brasil, Karina Dantas, “a atividade promovida pela Prefeitura do Natal é uma oportunidade para despertar nos alunos e na sociedade a consciência ambiental através da preservação do rio Pitimbu”.

Rio Pitimbu
A bacia hidrográfica do Rio Pitimbu juntamente com a Lagoa do Jiqui é responsável por 20% do abastecimento de água das zonas Sul, Leste e Oeste de Natal. O manancial ainda abastece os município de Macaíba e Parnamirim.

A ocupação desordenada e a poluição do leito do rio foram os principais motivos para que hoje o manancial apresente um alto grau de assoreamento e apenas uma faixa de pouco mais de 10 metro de largura de uma margem a outra.

Por isso, na Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura do Natal que tem como tema “Educação Ambiental” o manancial foi escolhido para receber a ação de preservação e recuperação da mata ciliar.