Terá inicio na próxima terça-feira, 1° de junho, a coleta de informações para o inventário florístico e o Plano de Arborização de Natal, ferramentas importantes no planejamento e monitoramento da arborização da cidade. O coordenador do laboratório de Biotecnologia de Conservação de Espécies Nativas da UFRN, professor Magdi Aloufa, responsável pela equipe de pesquisa e elaboração do inventário, esteve reunido na última quarta-feira, 26 de maio, com secretário Olegário Passos e técnicos da secretaria para acertar os últimos detalhes para começo dos trabalhos.

O projeto se divide em duas etapas, a primeira delas, o Inventário Florístico que vai possibilitar um diagnóstico completo dos vegetais existentes na cidade, este sendo importante para a execução do Plano de Arborização, que se constitui como uma segunda etapa. Nesta etapa será possível fazer um planejamento de como, onde, quando e o que plantar nas áreas mais carentes de arborização no município de Natal.

O trabalho será realizado por uma equipe composta de 16 estagiários, selecionados pelo Centro de Biotecnologia, que irá visitar todas as áreas da cidade. Eles terão em mãos um catálogo previamente preparado pelo professor Magdi, que vai auxiliar na pesquisa. A partir de primeiro de junho a equipe terá um prazo de seis meses para concluir o inventário. Ficou definido ainda, que o Plano de Arborização será realizado concomitante ao inventário, ou seja, à medida que for sendo finalizada uma área, será feito um projeto para arborizar o local.

De acordo com Olegário Passos o Inventário Florístico e o Plano de Arborização de Natal são prioridades da gestão Micarla de Sousa, por isso a vontade de dar agilidade ao trabalho, tendo em vista que a camada verde da cidade foi reduzida ao longo do tempo. Ele diz que serão feitos todos os esforços para não haver interrupção dos trabalhos “Estou ansioso para ver a cidade com a nova cobertura vegetal para que meus filhos e netos tenham uma melhor qualidade de vida”. diz.
Para o professor Magdi Aloufa, “A arborização urbana gera muitos benefícios para o meio ambiente e para a população, mas o plantio de árvores não pode ser feito de maneira desordenada e sem haver a manutenção. Existem alguns critérios que devem ser seguidos, como a manutenção, o porte e a espécie das plantas que devem ser adequadas ao local onde se pretende realizar o plantio, um planejamento ”, alerta.

O Inventário Florístico é um projeto da Prefeitura do Natal, que tem por finalidade avaliar a situação das espécies vegetais por meio de um diagnóstico que permite um contínuo monitoramento da relação vegetação-cidade, buscando melhorar o conforto ambiental para a população. Já o Plano de Arborização objetiva recuperar a camada verde da cidade, reduzida nos últimos anos, com o plantio de forma correta, controlada e monitorada.