A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o IDE – Instituto para o Desenvolvimento da Educação assegurou a participação de 33 escolas da rede municipal no Projeto “Escolas de Leitores”, que o IDE realiza com o Instituto C&A. Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) as 15 escolas municipais colaboradoras, que integram os pólos do projeto, estão participando do II Encontro de Formação de 2010, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

No formato de oficina, os encontros de hoje e amanhã têm carga horária de 16 h e são realizados a cada dois meses, tendo como meta formar os educadores no papel de disseminadores da leitura junto aos respectivos pólos. Esta edição em como tema "O projeto da escola e a organização e gestão dos espaços de leitura", mediado pela educadora Cláudia Santa Rosa.

Nas reuniões de formação e avaliação acontecem palestras, painéis, relatos de experiências, além de mesas de debates, a fim de promover políticas públicas de leitura literária nas escolas. Também estão presentes no encontro representantes de 30 escolas estaduais, sendo 15 colaboradoras e 15 formadoras e articuladoras.

Além das reuniões, as ações do projeto Escolas de Leitores estão sendo desenvolvidas desde março, por meio de oficinas realizadas nas escolas participantes. Em maio, foi a vez da EM Almerinda Bezerra e da EM Celestino Pimentel sediarem as oficinas dos pólos 7 e 8 da Zona Oeste, sob a orientação pedagógica das assessoras Mirian Dantas e Margarete Vale.

Nas ocasião os professores discutiram e vivenciaram diferentes modalidades de mediação de leitura e sua relação com o processo de alfabetização numa perspectiva de letramento. Com isso a escola de leitores vem oferecendo subsídios para que as salas de leitura das escolas dinamizem suas atividades pedagógicas junto aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Existe o espaço de leitura em todas as 33 escolas municipais participantes do projeto, que são chamadas de salas de leituras, o que precisa é de melhorias na questão dos acervos e ambientação”, disse a assessora pedagógica Margarete Vale.

Projeto Escolas de Leitores

Mantendo o foco na formação de mediadores e gestores de projetos de leitura, o projeto “Escolas de Leitores” fomentou a construção da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, iniciando com quinze pólos de leitura, organizados a partir das 70 escolas públicas estaduais de Natal e Parnamirim/RN que já integram o projeto, além das 33 escolas municipais e outras organizações que aderiram à proposta. Este trabalho de formação é feito através de oficinas e reuniões realizadas e organizadas pelo IDE, junto a educadores experientes na área de promoção da leitura literária nas escolas públicas.

Escolas da rede municipal que integram o projeto “Escola de Leitores”:

Zona Norte
E.M Adelina Fernandes