O Departamento de Qualificação Profissional (DQP) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas promoverá um curso de Libras para os coordenadores e monitores dos Telecentros Comunitários. O objetivo é que, ao final do curso, os profissionais possam orientar melhor a inclusão digital das pessoas portadoras de deficiência auditiva. “Os profissionais precisam estar capacitados para se comunicar com todos os cidadão que necessitam dos nossos serviços. E uma vez que defendemos a política de inclusão, não devemos excluir por falta de conhecimento. Vamos qualificá-los”, afirma Socorro Costa, Chefe do DQP.
A capacitação começa no mês de junho e vai capacitar 30 profissionais das seis unidades de Telecentros de Natal (Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis e Mãe Luiza). O curso será ministrado pela portadora de deficiência auditiva e professora de Libras Juliana Fernandes Montalvão Mateus.
A intenção é que em breve 300 técnicos dos programas sociais da Semtas como Cras, Creas, Paif, entre outros, também estejam aptos a se comunicarem com usuários dos serviços em Libras. “A meta é chegar em dezembro com mais de 300 profissionais com conhecimento em libras”, afirma a Chefe do DQP.