Na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou o sorteio eletrônico para as vagas de alunos novatos da etapa de creche (Berçário I e II e Níveis I e II) da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Natal. Este ano, o sorteio eletrônico foi realizado via números da loteria da Caixa Econômica Federal. O sorteio para as vagas dos CMEI ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a presença dos pais e responsáveis.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, destacou o empenho do Setor de Informática e do Setor de Normas e Organização Escolar no processo de matrícula e principalmente na organização do sorteio. Ainda de acordo com a titular da SME, a etapa de creche é ofertada em 67 dos 74 Centros Municipais de Educação Infantil. “Estamos destinando 4.113 vagas para a etapa de creche e participam do sorteio 4.437 inscritos”, ressaltou.

O chefe do Setor de Informática da SME, Eliudson Raphael Silva, explicou sobre o processo do sorteio. “Utilizamos os cinco números da Loteria Federal como base e foram inseridos algoritmos, onde foi gerado o número do sorteio. Os pais estão de posse do número do sorteio para as vagas em cada CMEI e depois irão verificar em qual unidade da Educação Infantil o filho foi sorteado. O sorteio eletrônico foi processando o CMEI, Nível e turno, totalizando 233 sorteios”. A relação dos aprovados e suplentes está disponível nos Centros Municipais de Educação Infantil e no www.natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline.

A dona de casa Erica Patrícia Ferreira Amorim, mãe de Isis Amorim de Almeida, de um ano e 10 meses, conseguiu uma vaga no CMEI Kátia Fagundes Garcia, do bairro de Candelária e aprova o método do sorteio. “Esse tipo de sorteio é uma forma justa, além da praticidade de realizarmos as inscrições pela internet. Anteriormente, ficávamos em uma fila durante a madrugada, tentando uma vaga que não sabíamos se iríamos conseguir. Com certeza esse método é o mais indicado. Ficamos contentes com a conquista da vaga”.

A mãe de Antony Davi Brito Paiva (dois anos), Daniela Carla Brito da Silva, conta que seu filho foi sorteado para o CMEI Jesiel Figueiredo, no bairro Cidade da Esperança. “Escrevi só para este CMEI mesmo, porque fica mais próximo da minha casa. Estou muito feliz, o coração está pulando para fora, já que conseguimos a vaga para meu filho estudar”.