A comunidade do Nova Natal ganhou, na tarde desta quarta-feira (19), a mais nova instituição de ensino da rede municipal: a Escola Professora Maria Tânia Almeida. A unidade atenderá a 210 alunos na faixa dos dois aos cinco anos de idade, em oito salas de aula que funcionarão em dois turnos.

O investimento total da obra foi de R$ 56 mil reais, aplicados em uma pintura geral, revestimento da cobertura, instalação de forro de PVC, colocação de piso cerâmico em todo o prédio, recuperação da cozinha e da despensa, além de melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas.

A comunidade compareceu em peso à solenidade de inauguração, que contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa. “Essa é mais uma obra de nossa gestão, mas não é só uma obra de tijolo e cimento. Aqui estarão sendo formados cidadãos para o futuro de nossa cidade e a inauguração da nova escola contribuirá para diminuir o grande déficit educacional da zona Norte de Natal.”

Viúvo da professora homenageada com o nome da escola, Tupinambá Dantas ressaltou a dedicação de sua esposa, Tânia Almeida, à educação. “Ela foi uma grande defensora da qualidade no ensino e sempre lutou para que os alunos estudassem com boas condições, é um exemplo a ser seguido por todos os educadores”, afirmou.

O secretário Municipal de Educação, Edivan Martins, lembrou que a SME vem desenvolvendo um ritmo acelerado de obras nas unidades da rede municipal de ensino, citando a retomada dos serviços no Cmei Vulpiano Cavalcanti, na Luiz Gonzaga e Terezinha Linhares, que vêm passando por recuperações semelhantes à desenvolvida na Escola Maria Tânia Almeida.

Diretora da nova escola, Maria Luiza de Carrilho enfatizou, em seu discurso, o sonho de todos por uma educação de maior qualidade: “As portas estão se abrindo e junto trazendo esperanças de uma vida melhor e de sonhos possíveis de realização. Neste novo espaço escolar, os alunos serão tratados como verdadeiros cidadãos, que possuem direitos e deveres e que precisam ocupar seu espaço na sociedade, com formação intelectual, social e política.”

A solenidade de abertura contou ainda com apresentações culturais de alunos da escola e a presença de diversas autoridades, lideranças comunitárias e moradores da comunidade.