Com a proposta de fazer um imageamento termal da cidade para identificar os pontos de maior concentração de calor, uma equipe de técnicos da semurb fizeram na tarde de terça-feira, 18 de maio, um sobrevoo de aproximadamente 40 minutos, que contou com o apoio da Base Aérea de Natal. As fotos servirão para complementar os estudos da arborização urbana da cidade.

O sobrevôo partiu da base aérea de Natal, às 14 horas, passando pelo morro do careca, Via costeira, Rio Potengi, incluindo a zona norte da cidade. As fotos se concentraram na Zona de Proteção Ambiental - 1 (ZPA-1) para verificar o comportamento da temperatura entre o bairro de Candelária e a ZPA-1, que contém parte da sua área recoberta por vegetação.

O material será manuseado pelos técnicos da secretaria para mensurar quais são os locais com maior intensidade de calor e que precisam receber uma arborização mais adensada. Para o secretário adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa, que participou do sobrevôo, a idéia é mostrar as diferenças de temperaturas existentes nas áreas arborizadas e sem nenhum vegetal. “No futuro se pretende fazer o mapeamento termal de toda a cidade”, completa.

Ariosto informou que foi feito um vídeo durante o sobrevôo em todas as zonas de proteção ambiental de todas as áreas da cidade para verificar os níveis de degradação de cada uma delas. As fotos foram feitas pelo professor Erivaldo de Souza, que possui um equipamento de alta sensibilidade, que mostra através de um sistema imageador infravermelho que contem um dispositivo capaz de coletar, detectar e transmitir a radiação.