Na abertura da terceira Reunião de Gestores de 2010, realizada na manhã desta quarta-feira, 19, o secretário municipal de Educação, Edivan Martins, fez um breve balanço dos seus primeiros dias à frente da pasta. A reunião aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), em Cidade da Esperança, e teve como tema “A excelência no cotidiano escolar”.

O secretário disse que nesses primeiros dias de sua gestão tem priorizado o trabalho em campo, onde através do Gabinete Itinerante, já visitou cerca de 30% das escolas da rede, conversando com diretores, professores e funcionários, atividade que, juntamente com as reuniões técnicas que estão sendo mantidas com assessores da Secretaria Municipal de Educação, vêm possibilitando um diagnóstico real e completo da situação “Costumo dizer que devemos ser eternos aprendizes e alunos nessa missão. Com nosso empenho construiremos o futuro em que a gente acredita”, encerrou o secretário.

Em seguida ao pronunciamento de abertura de Edivan Martins, os gestores foram apresentados à nova secretária adjunta de Gestão Escolar, professora Eliana Torres: “Gostaria de pedir a colaboração e o compromisso nesse processo, para a partir daí encaminharmos propostas para o fortalecimento da gestão democrática”, disse Eliana.

A primeira explanação do dia foi sobre o trabalho Justiça e Escola, feito pela professora Luzia Valentim, do Departamento de Atenção ao Educando. O programa é uma parceria da SME com o Tribunal de Justiça do RN e já conta com a adesão de 45. No próximo dia 2 o projeto será tema de um evento no próprio Cemure, reunindo os participantes.

Temas

Durante o encontro de gestores, também foram tratados de temas como a agenda do Departamento de Educação Infantil (DEI), Alimentação Escolar (Kátia Lanzillo), Educação no Trânsito (Alcina Maria Pereira), Escola Aberta (Cristina Melo), Profuncionário (João de Castro) e Ações do Cemure (Ariane Vidya). A programação foi encerrada com a explanação sobre o Fórum de Gestores da Rede Municipal de Ensino (FOGEM), pelo professor Milton França Jr.