A Galeria Newton Navarro, vinculada a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), inaugura nesta quinta-feira, 20, às 19h, a exposição “Quilombolas – Tradição e Cultura da Resistência”. A mostra reúne cerca de 40 fotografias do fotógrafo documentarista André Cypriano, resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.

O registro fotográfico inédito, realizado por André Cypriano em preto e branco tratado digitalmente, pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas em diferentes regiões brasileiras, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social. Essas comunidades tradicionais quilombolas constituem territórios étnicos de resgate e manutenção das heranças africanas sobreviventes no país e correm risco de desestruturação social, econômica, política e territorial. A exposição já visitou cerca de 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina – Assunção, Buenos Aires, Montevideu, La Paz, Lima e Bogotá.

A exposição “Quilombolas – Tradição e Cultura de Resistência” será inaugurada nesta quinta, 20, às 19h, na Galeria Newton Navarro e permanece aberta à visitação entre os o dia 21 de maio e 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Galeria Newton Navarro está localizada na sede da Funcarte (Av. Câmara Cascudo, 434- Centro). A entrada é gratuita.

SOBRE ANDRÉ CYPRIANO

O paulistano André Cypriano radicado nos Estados Unidos começou a foto- documentar estilos de vida tradicionais, e praticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo, com uma tendência para o raro e extraordinário. Cypriano é ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, como o World Image Award, promovido pelo Photo District em MY, e o All Roads Photography Program, pela National Geographic Society. Suas obras fazem parte de acervos do MAM-SP e MASP.