Os jovens interessados em se qualificar para o mercado de trabalho devem se inscrever até esta quarta-feira (19) para o ProJovem Trabalhador. Inicialmente o prazo para as inscrições estava programado para ir do dia 10 a 14 de maio, mas o Departamento de Qualificação Profissional decidiu prorrogar esse período para gerar mais oportunidade para os jovens. "Optamos por estender o prazo de inscrições para que os jovens pudessem garantir a participação nesse Programa tão significativo. Aquele que investir seu tempo nessa oportunidade sairá com muito mais do que uma qualificação, irá ganhar experiência de vida e muito mais chance no mercado de trabalho", garante o Secretário da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, Alcedo Borges.

As inscrições estão sendo realizadas nas Casas dos Ofícios, Telecentros Comunitários, Centros Públicos e na sede da Semtas, no horário das 8h às 18h. Para se inscrever é preciso estar em situação de desemprego, ter idade entre 18 e 29 anos, e ser membro de família com renda mensal per capta de até um salário mínimo. É preciso ainda estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou ter cursado o ensino médio, e não estar ou nem ter concluído o ensino superior. “O Programa é voltado para os jovens que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo de trabalho”, afirma no Secretário.

De acordo com Socorro Costa, Chefe do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas, o Programa está ofertando cursos de qualificação gratuitos para 2 mil jovens em Natal. “Objetivo principal é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda”, afirma Socorro.

Os jovens participantes terão qualificação por seis meses, bolsa - auxilio de 100 reais, vale transporte e lanche. Os cursos terão carga horária de 4 horas/dia e se realizarão nos turnos manhã, tarde e noite, e serão nas seguintes áreas: Administração, Alimentação e Beleza e Estética com 20 turmas, beneficiando 500 jovens; Construção e Reparos, Educação e trabalho em Madeira e Móveis com 22 turmas, voltado para 550 jovens; Metalmecânica, Serviços Domiciliares e Telemática com 18 turmas, para 450 jovens; e Turismo e Hospitalidade, e Vestuário com 20 turmas, beneficiando 500 jovens.

Os locais de realização dos cursos ainda serão divulgados, mas as instituições que vão realizar a qualificação social e profissional do Projeto ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã já foram anunciadas, serão: Núcleo de Desenvolvimento Social – NDS, Instituto Epa! Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável, Associação de Promoção ao Desenvolvimento Local e o Instituto de Desenvolvimento Integrado e Social/INDES.

Serviço: ProJovem Trabalhador
Vagas: 2 mil
Inscrições: até 19 de maio
Idade: 18 a 19 anos
Documentos: Identidade e CPF
Locais de Inscrições:
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas – Av. Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado.
Casas dos Ofícios:
1. Casa de Ofícios Norte – Rua Bariri, s/n – Gramoré.
2. Casa de Ofícios Oeste – Rua Manoel Miranda, 1860 – Quintas.
3. Casa de Ofícios Cidade Nova – Aterro Sanitário Cidade Nova.
Telecentros Comunitários
1. Corpo de Bombeiros Região Leste – Av. Alexandrino de Alencar, 908, Bairro Lagoa Seca.
2. Instituto Norteriograndense de Cidadania São Judas Tadeu – Av. das Alagoas, 544, Neópolis.
3. OSCIP – Gente Feliz – Travessa Vargas, 452 – Bairro Cidade Nova.
4. CRAS – Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Bairro Guarapes.
5. ProJovem Adolescente – Av. Maranguape, 1221 – Conjunto Panatis II, Bairro Potengi.
6. OSCIP-AFIM – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
CENTROS PÚBLICOS
1. Centro Público Cidadão I – Rua João Pessoa, 78, Praça Padre João Maria – Cidade Alta.
2. Centro Público Cidadão II – Rua Fonseca e Silva, 1112, Alecrim.