Para colocar um ponto final no preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS articulou a ida de militantes GLBTT para o movimento nacional a favor da cidadania: a I Marcha Nacional contra a Homo-Lesbo-Transfobia. O movimento se realizará no dia 19 de maio, com o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT, com concentração às 9 horas, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral metropolitana de Brasília.

O Movimento irá reunir pessoas ativistas de mais de 230 organizações GLBTT de todos os 27 estados brasileiros. Os ativistas norte-riograndenses partem à Brasília em um ônibus da Prefeitura do Natal. “Estamos incentivando as pessoas a participarem do dessa Marcha Nacional para levantarmos as bandeiras das lutas pela União Estável, Adoção e todos os demais direitos sociais que devem passar a valer também para o mundo LGBTT”, afirma Rebeka Glitter, Articuladora do Movimento LGBTTY do Departamento de Equidade Social da SEMTAS.

“A delegação do Rio Grande do Norte já está fechada com 45 integrantes. Eles são representantes de várias ONGs do Estado, ou seja, são militantes que buscam políticas públicas para os LGBTT”, conclui Rebeka Glitter.

A marcha está sendo organizada próxima ao dia 17 de maio porque é a data em que se comemora em todo o mundo o Dia Mundial de combate a Homofobia (ódio, agressão, violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT). A data de 17 de maio é lembrada pela retirada da homossexualidade da classificação internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde.