A distribuição das cartilhas será iniciada nesta terça-feira, no bairro de Mãe Luíza

O período chuvoso começa a se aproximar e muitas pessoas ainda não têm noções básicas de como se prevenir para evitar sofrer com danos causados nessa época. Devido a isso, o Departamento de Defesa Civil de Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), começa a distribuir à população nesta terça-feira (4) uma cartilha com dicas do que fazer para se prevenir.

A cartilha foi elaborada por técnicos da Semdes e será distribuída de forma gratuita pela Prefeitura de Natal. "Nesse documento, mostramos às pessoas o que devem fazer para se prevenir de alagamentos ou desabamentos. São dicas como não jogar lixo na rua e preservar a vegetação nativa", exemplificou o coronel Marcos Pinheiro, chefe da Defesa Civil natalense.

Além disso, a cartilha também traz dicas de como as pessoas devem proceder em casos de alagamentos. "Mostramos que há algumas medidas básicas que devem ser adotadas por todos, como evitar sair de casa em dias de chuva muito intensa. Caso as dicas sejam cumpridas, temos uma chance enorme de reduzirmos a zero qualquer possibilidade de dano grave", completou Marcos Pinheiro.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, disse que a cartilha começará a ser distribuída por Mãe Luíza, bairro onde há construções em áreas de encosta. "Não iremos apenas entregar o material. Vamos também tentar conscientizar as pessoas da importância de ter sempre em mãos a cartilha e estudá-la. É uma leitura obrigatória para se evitar danos, mostrando que a vida das pessoas representa o maior bem do nosso Município", observou.

A distribuição das cartilhas será feita pela equipe da Defesa Civil a partir das 8h30, na avenida João XXIII.

Lançamento oficial

A cartilha com o alerta da Defesa Civil começa a ser distribuída nesta terça, mas o lançamento oficial será ainda esta semana, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da capital.